InternetData CenterAssinante

Centro de Reabilitação Cardiopulmonar pós-Covid-19 completa um ano com mais de 53 mil procedimentos

Espaço criado para atender pacientes com Covid-19 também abrigou hospital de retaguarda
Centro de Reabilitação Cardiopulmonar pós-Covid-19 completa um ano com mais de 53 mil procedimentos
Foto: Rafaela Custódio/Arquivo Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 28/09/2021 às 14:50

O Centro de Reabilitação Cardiopulmonar pós-Covid-19 completou um ano de funcionamento. E para celebrar a importância do espaço que evitou mortes durante o auge da pandemia, autoridades políticas estiveram no local como forma de parabenizar os profissionais envolvidos no processo. Segundo dados da Secretaria de Saúde, mais de 53 mil procedimentos foram realizados durante o período em mais de mil pacientes que passaram pelo local no distrito de Rio Maina, em Criciúma. 

Estima-se que 310 pacientes reabilitados tiveram alta e 95% tiveram melhoras significativas em eixos como saúde mental, aptidão cardiorespiratória, aspectos físicos e nutricionais. Para o coordenador do Centro de Reabilitação, médico Luiz Fontana, o sucesso deste projeto incentivou outras cidades a repetirem o modelo. Reconhecimento e vidas salvas durante a pandemia: “Foi uma honra ter reabilitado muitas pessoas e vamos continuar ajudando. Isso também foi possível com apoio da equipe multiprofissional que está bem alinhada. É uma equipe fundamental que se preocupa com os pacientes”, elogia.


Estima-se que 95% dos pacientes apresentaram melhoras significativas. (Foto: Arquivo/Decom)

Sobreviventes

Entre os diversos sobreviventes que lutaram contra a Covid-19 está seu Luiz Fernando Cunha Martins. Ele esteve 35 dias hospitalizado, mas hoje segue a vida normalmente graças ao tratamento recebido e sua vitória diante da doença. Ele foi homenageado e presenteado.  

“Perdemos 653 pessoas, o Brasil mais de 600 mil pessoas, é um momento difícil que a humanidade toda está vivendo, mas os gestores públicos da área da saúde aqui de Criciúma deram resposta a altura, enfrentam como verdadeiros guerreiros salvando vidas de pessoas, entubando, traqueostomizado, cuidando das pessoas nos leitos e UTI (Unidad de Terapia Intensiva). Aqueles que conseguiram sobreviver, eu sou um sobrevivente, você que está lendo a matéria também é, agora temos nosso Centro de Reabilitação que completa um ano hoje e mais de 53 mil procedimentos já foram feitos aqui”, afirma o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Inaugurado em 28 de setembro de 2020, o Centro de Reabilitação Cardiopulmonar pós-Covid-19 é o primeiro no Brasil a prestar este procedimento integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço conta equipe multiprofissional formada por enfermeiros, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, médico do esporte, pneumologista, profissionais de educação física e fonoaudiólogo. 

“Muitas pessoas ficaram isoladas e internadas neste local, salvamos muitas vidas, tanto na internação quanto nos leitos de UTI. Teve um momento que tínhamos 85 pessoas internadas em locais inadequados esperando um leito de UTI, abrimos os leitos e se tivesse salvo só uma pessoa já teria valido a pena, imagina quantas nós salvamos”, reflete o secretário de Saúde, Acélio Casagrande

Realmente este local foi muito além do que é um hospital de campanha embaixo de uma lona, em um ginásio de esportes ou muitas vezes em um campo de futebol e sem a mínima condição. Então foi de grande valia na restauração de vidas e qualidade de vida. Vendo as mais de 300 pessoas que já se reabilitaram por aqui, tenho a agradecer a toda a equipe do Centro de Reabilitação por estarem se doando tanto.

Acélio Casagrande, secretário de Saúde de Criciúma
_______

Também participaram do evento os vereadores Salésio Lima (PSD), Marcio Darós (PSDB), Obadias Benones (Avante), Edilson Medeiros (PP), Paulo Ferrarezi (MDB), Manoel Rozeng (DEM), além do vereador licenciado Miguel Pierini (PP). O padre Eduardo Felizardo, da Paróquia Santo Agostinho, do distrito de Rio Maina, também participou da celebração.