InternetData CenterAssinante

Centro Cultural Jorge Zanatta irá sediar palestra sobre a História da Música Ocidental

Evento ocorre a partir das 19h desta sexta-feira em um dos galpões culturais do casar
Centro Cultural Jorge Zanatta irá sediar palestra sobre a História da Música Ocidental
Foto: Arquivo / Prefeitura Criciúma
Por Redação Engeplus Em 11/06/2021 às 13:39

A Fundação Cultural de Criciúma (FCC), está apoiando a palestra História da Música Ocidental, cedendo o uso dos espaços do Centro Cultural Jorge Zanatta para debater o assunto. O encontro ocorre na noite desta sexta-feira, dia 11, a partir das 19 horas. A palestra é um projeto que está sendo realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura de 2019.

O projeto é de autoria de Clairton Rosado, que também é o diretor de Cultura da FCC. “A palestra irá abordar as concepções e transformações da música ocidental desde a pré-história até os dias atuais”, afirma o diretor. A aula é direcionada a estudantes e interessados em música e não é necessário ter conhecimento prévio na área. “O conhecimento de um repertório mais abrangente é ponto primordial para a reflexão da criatividade no fazer musical, e das possibilidades e oportunidades que esta reflexão propicia”, ressalta Clairton.

Abordando as épocas e seus estilos musicais, o ministrante trará diversos exemplos musicais. “Ouviremos obras de compositores como Giovanni Pierluigi da Palestrina, Claudio Monteverdi, Johann Sebastian Bach, Mozart, Beethoven, Villa-Lobos, Stravinsky. Beatles, Jimi Hendrix, Led Zeppelin e outros mais”, destaca Rosado. De acordo com ele, “será uma oportunidade de dialogar sobre o fazer musical em seus diversos momentos e contextos históricos”. A playlist usada na palestra está no link: encurtador.com.br/goKM9.

Segundo Zalmir Casagrande, presidente da FCC, “este projeto contemplado em edital contribui para a cultura do município, numa parceria que utiliza o espaço do Centro Cultural Jorge Zanatta, e oportuniza formação aos músicos e demais interessados de Criciúma e região”, afirma.