InternetData CenterAssinante

Carreata Azul celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Evento acontece na tarde desta segunda-feira, dia 5
Carreata Azul celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Foto: Rafaela Custódio/Arquivo Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 05/04/2021 às 12:23

Lembrado em 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo será tema de carreata nesta segunda-feira, dia 5, em Criciúma. Promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera (Ama-rec) em parceria com a Equipe Multi-Institucional, a Carreata Azul acontece a partir das 14 horas, com saída do bairro Vila Zuleima.

Entre os órgãos que compõem a Equipe Multi-Institucional, 15 já confirmaram presença no evento, que será monitorado pela Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) e por guarnições da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) da Polícia Militar (PM). "Será uma mobilização por conta do que propõe a data. É para que chame atenção da população. Foi no dia 2 de abril e por conta dos feriados ficou para a data de hoje”, explica o presidente da Cruz Vermelha e coordenador da Equipe Multi-Institucional, Almir Fernandes

Parada no Parque das Nações

Esta será a quinta edição da Carreata Azul, que no ano passado não aconteceu em função da pandemia do novo coronavírus. Mesmo que a doença ainda esteja em fase de propagação e com número alto de mortes e casos confirmados, Fernandes explica que as instituições estão preparadas para participarem.

"Por isso vamos fazer. Já temos confirmadas 15 instituições da Equipe Multi-Institucional. São viaturas, pois queremos evitar carros particulares. Se tiver particulares serão de pais de alunos e professores da Ama-rec. Da equipe será uma viatura por instituição participante”, pondera.

Após a saída do bairro Vila Zuleima, a carreata passará pela avenida Luiz Lazzarin e acessará o bairro Santo Antônio até chegar na avenida Centenário. Depois fará um breve ato no Parque das Nações. “Será um ato simbólico, de reflexão”, explica Fernandes.

Finalizando o evento, o comboio fará retorno no Terminal da Próspera e seguirá até o pátio de ônibus da Unesc, onde haverá o encerramento. Abaixo, confira as instituições da Equipe Multi-Institucional confirmadas para a Carreata Azul:

- Cruz Vermelha 
- Corpo de Bombeiros Militar
- Defesa Civil
- Departamento de Administração Prisional (Deap)
- Agentes de trânsito de Içara
- Coordenadoria Regional de Educação
- Polícia Militar
- Agentes de Trânsito Criciúma (DTT)
- Instituto Geral de Perícias (IGP)
- Polícia Civil
- Polícia Militar Rodoviária 
- Serviço Aeropolicial (Saer) 
- Polícia Federal
- Unesc
- Polícia Militar (Rocam)
- Fundação Municipal do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri)
- Associação Empresarial de Criciúma (Acic)

- 28° Grupo de Artilharia de C ampanha (28° GAC) (estará envolvido em missão interna/institucional, assim justificando sua ausência).