InternetData CenterAssinante

Nonno Lauro Osteria & Empório: um lugar aconchegante, cheio de histórias e com gastronomia italiana

Local relembra detalhes da vida do saudoso Lauro De Bona
Nonno Lauro Osteria & Empório: um lugar aconchegante, cheio de histórias e com gastronomia italiana
Foto: Willian Mariot
Por Rafaela Custódio Em 06/12/2021 às 09:42

Um ambiente rico em história, detalhes e boa gastronomia. Assim é o novo empreendimento gastronômico de Urussanga. O Nonno Lauro Osteria & Empório está localizado na área central da cidade e traz diversas homenagens para o saudoso Lauro De Bona, que foi empreendedor e ajudou no desenvolvimento do município. 

A Osteria está localizada em um edifício construído pela família de Lauro De Bona. O espírito empreendedor corre nas veias dos familiares e, assim, nasceu o novo estabelecimento de Urussanga. Com o objetivo de resgatar a história familiar, o casal proprietário, Joelcio De Bona e Athiaia Martins, planejou o local durante dois anos e o inaugurou nesse fim de semana. 

"A gente viveu 12 anos fora do país. Depois do falecimento do nono, esse lugar ficou fechado. Toda a família tinha receio de entrar aqui, pois era um sentimento de tristeza e saudade. Mas a gente começou a pensar e tivemos a ideia de abrir um restaurante", conta Joelcio. 

O local é cheio de detalhes da família, como fotos e até mesmo uma mesa que foi utilizada por Lauro De Bona. "A gente decidiu abrir o restaurante, só que queríamos manter tudo o que tinha aqui dentro para que todas as pessoas tivessem um pouquinho da mesma sensação que a gente tinha quando entramos aqui, daquele sentimento bom de chegar na casa do nono que acolhia muito bem as pessoas. Aproveitamos todos os detalhes, todos os móveis. Os móveis foram dos nossos tios, que fizeram na família, a mesa de jantar, que sempre foi a parte do que o meu nono mais gostava. A gente está tentando resgatar histórias", revela Athiaia. 

Ela comenta ainda que os familiares foram os maiores incentivadores. "O ambiente parecia que estava triste. A ideia de abrir um restaurante partiu da minha prima. A gente começou a amadurecer a ideia, fizemos uma reunião de família, todo mundo achou muito legal o projeto e foi daí que surgiu o Nonno Lauro Osteria & Empório", revela. "A gente sentia que faltava isso em Urussanga, precisava de uma identidade forte na parte da gastronomia, de empreendimento e que faltava uma osteria", completa. 

No coração da cidade, com vista para a praça e o patrimônio histórico, o projeto de repaginação do local foi executado pela equipe Vértice Arquitetura Interiores com a intenção de proporcionar aconchego e remeter à tradição. Os ambientes criados são compostos por um amplo salão e espaços menores mais reservados, bem como varandas e um empório para venda de produtos diferenciados. Destaque para a conservação de detalhes em pisos, cerâmicas, madeira, fotografias, móveis e objetos pertencentes à família.

"A gente está com o coração a mil. A nossa expectativa é que todos se sintam bem, como se estivessem na casa do nono Lauro, que sejam bem recebidos. O mesmo amor que a gente teve aqui dentro, tudo o que a gente viveu de bom, a gente quer que as pessoas vivam a mesma experiência que a gente teve nesse lugar tão familiar, tão aconchegante. Cada cantinho tem uma história a contar", relata Athiaia.

Gastronomia italiana 

Joelcio conta que a gastronomia italiana é a paixão dos dois. "Durante 12 anos trabalhando juntos na Europa, a nossa paixão é a gastronomia italiana. Eu acho que Urussanga merece", afirma. "A nossa chef também é uma pessoa muito maravilhosa, especial e formada em gastronomia. Ela é gaúcha, mas se mudou para cá com o coração aberto para receber todos. Estamos com um menu bem especial, é bem estilo de osteria moderna, e a gente queria trazer isso para a nossa cidade", completa Athiaia. 

O restaurante italiano apresentará um cardápio contemplando receitas clássicas italianas com um toque de contemporaneidade, sob comando de uma chef gaúcha com experiência nesta área. Drinks tradicionais e autênticos, cervejas artesanais e outros itens estarão na carta de bebidas. Já os vinhos terão representatividade nacional com a identidade local dos produtos Vales da Uva Goethe e vinícolas do Rio Grande do Sul, além de uma seleção de importados oriundos de Emilia Romagna, Frascati, Puglia e Verona.