InternetData CenterAssinante

Incêndio em vegetação no bairro Floresta: bombeiros finalizam trabalho de combate às chamas

Fogo atingiu de uma área de recuperação ambiental
Incêndio em vegetação no bairro Floresta: bombeiros finalizam trabalho de combate às chamas
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 15/04/2020 às 21:04 - Atualizado há 2 anos

Um incêndio de grandes proporções iniciou na tarde desta quarta-feira, dia 15, por volta das 16 horas, no bairro Floresta, em Criciúma. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil atuaram no local por aproximadamente cinco horas e utilizaram mais de 5 mil litros de água para extinguir o fogo.

De acordo com o cabo Aurélio, os bombeiros estavam atuando em outro incêndio em vegetação na cidade de Treviso e depois retornaram para Criciúma. “É uma área de recuperação ambiental. Não sabemos que horas vamos concluir. A área atingida é muito grande e não temos previsão de quando terminará”, explica. 

A reportagem do Portal Engeplus esteve no local e acompanhou o trabalho dos militares. As chamas chegaram a se aproximar de residências. Além disso, a fumaça e o cheiro da queimada pode ser sentido em diferentes bairros de Criciúma.

O tenente Eduardo Henrique Ribeiro, do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (4º BBM), de Criciúma, afirma que as equipes vem sofrendo com as frequentes ocorrências de incêndio em vegetação na região. Somente em 2020, conta Ribeiro, 77% dos incêndios combatidos pelo Corpo de Bombeiros de Criciúma foi em vegetação. "Os incêndios são causados intencionalmente para queimar lixos e fazer limpeza de terrenos", disse.

A situação piorou nos meses de março e abril por conta da estiagem na região Sul de Santa Catarina. De todas as ocorrências de incêndio atendidas pelas guarnições nesse período, 85% foram em áreas de mata. "São ocorrências que poderiam ser evitadas", acrescentou o tenente. Atear fogo em vegetação é crime e pode resultar em prisão e multa ao responsável.