InternetData CenterAssinante

Chuva deixa famílias desabrigadas, casas alagadas e traz prejuízos a Praia Grande

Diversas pessoas deixaram suas casas e estão em um ginásio da cidade
Chuva deixa famílias desabrigadas, casas alagadas e traz prejuízos a Praia Grande
Foto: Divulgação/Defesa Civil
Por Rafaela Custódio Em 08/07/2020 às 09:48

As chuvas que atingiram o Sul de Santa Catarina nas últimas horas trouxeram prejuízos ao município de Praia Grande. A cidade que já havia sido afetada pelo ciclone bomba da última terça-feira, foi novamente castigada, porém desta vez pela enchente. A Defesa Civil do município está nas ruas e ainda contabiliza os estragos. 

O prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel, afirmou que choveu mais de 250mm nas últimas horas na cidade. “Tivemos uma noite terrível e trágica mais uma vez. O ciclone foi devastador no município [na última semana]. Fomos seriamente atingidos na parte da agricultura e agora a chuva. Estamos nessas primeiras horas da manhã levantando os prejuízos. Estávamos saindo de um evento catastrófico e já fomos atingidos pela enchente. Estamos passando por um momento complicado. Estamos no interior do município e fazendo um relatório de tudo isso para que possamos buscar o apoio do governo do estado para devolver a tranquilidade e a qualidade de vida aos moradores”, declarou em entrevista ao jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado.  

De acordo com o prefeito, em uma semana, o município foi atingido por problemas diferentes, porém que trouxeram muitos prejuízos. “Um foi o vento e o outro a chuva. Estamos com o município praticamente toda atingido. Sem falar no estrago de infraestrutura com queda de pontes. Não me lembro de ter sido atingido assim em outra época. Uma semana um ciclone e agora uma enchente. Estamos em uma situação de vulnerabilidade muito grande. As pessoas estão desabrigadas. Estamos trazendo o pessoal para o ginásio, pois a água invadiu as casas”, relatou. 

Informações preliminares apontam que 80 residências foram alagadas pela enxurrada, com uma lâmina de 40 centímetros de água. As famílias atingidas foram encaminhadas para a casa de parentes e para um abrigo emergencial aberto no ginásio de esportes municipal, onde 70 pessoas estão abrigadas.

O chefe do Poder Executivo ainda informou que o fornecimento de água foi afetado com a enchente. “Estamos buscando forças para mantermos a calma, mas tudo isso faz com que ficamos com o sistema psicológico abalado”, finalizou. Confira as fotos divulgadas pela Defesa Civil:  

Leia mais sobre: