InternetData CenterAssinante

Corpo de ex-deputado federal é velado em Içara

Walmor de Luca morreu na manhã dessa segunda-feira, aos 81 anos
Corpo de ex-deputado federal é velado em Içara
Foto: Rafaela Custódio
Por Rafaela Custódio Em 10/09/2019 às 13:09

Familiares e amigos do ex-deputado federal Walmor de Luca se reuniram na manhã desta terça-feira, na Câmara de Vereadores de Içara, para o último adeus. Ele morreu aos 81 anos ontem em Florianópolis. Casado com a deputada estadual Ada de Luca (MDB), o político deixa duas filhas Fabiana e Giovana e as netas Catarina, Valentina e Paola.

Ele iniciou a vida política em 1966, eleito vereador em Içara para o período de 1967 a 1970, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido do qual foi um dos fundadores no município. Walmor ainda foi eleito deputado federal por quatro oportunidades (1975 - 1979), (1979 - 1983), (1983 - 1987) e (1987 - 1991). 

O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon (MDB) ressaltou a importância que Walmor teve na política do município e também de Santa Catarina. “O maior legado que ele nos deixou é a sua palavra. Sempre honrou sua palavra e buscou em todos os momentos deixar sua marca registrada por onde passou. Desde que o conheci, me identifiquei com ele, pois sempre buscou causas como justiça social, saúde com qualidade e trazer mais oportunidades”, afirma. “Na semana passada ele esteve aqui em Içara. Conversamos muito, almoçamos juntos. Ele visitou obras conosco e até me cobrou porque uma rua não estava pintada e o expliquei o motivo. Ele sempre questionou muito e buscou melhorar todos os dias a política da região”, acrescenta Gastaldon. 

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) comentou que é um momento de solidariedade com toda a família. “É um momento difícil para os familiares, amigos e também para a política catarinense. Walmor sempre foi um homem de princípios e de ações pela sociedade. Muito visionário, ele fortaleceu a política na região Sul de Santa Catarina”, relata. 

O ex-prefeito de Içara José DalToé era cunhado de Walmor e foi enfático ao falar de ex-deputado. “Um político com clareza, como todos devem ser sempre. A região perde muito com a morte de Walmor. Perdemos uma pessoa coerente e que pensava no futuro como poucos. Sempre lutou por causas justas. Ele vai fazer muita falta”, pontua. 

A despedida será realizada às 16 horas na Câmara de Vereadores de Içara. Após as homenagens, ele será levado ao Crematório Millenium.