InternetData CenterAssinante

Cocal do Sul é o município que mais cresceu em coleta seletiva

Segundo dados do Cirsures, avanço em 2018 foi de 40,92% em relação ao ano anterior
Cocal do Sul é o município que mais cresceu em coleta seletiva
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 23/01/2019 às 13:28

Um levantamento feito pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos (Cirsures), que integra sete municípios, colocou Cocal do Sul em primeiro lugar na coleta seletiva do lixo em 2018. O avanço foi de 40,92% em relação a 2017, ou seja, passou de 134,51 para 189,56 toneladas recolhidas.

Conforme o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Josias Sorato, em 2018 inúmeras ações de conscientização foram realizadas. “Entre elas, nós destacamos a Semana do Meio Ambiente, limpeza da rodovia em parceria com o Lions, orientação nas escolas, mutirão de limpeza em todos os bairros do município em parceria com a Secretaria de Obras e ampliamos a coleta para o bairro Jardim Elizabeth, o maior do município”, ressalta.

A coleta seletiva de lixo em Cocal do Sul atende 14 bairros, conforme o cronograma. De acordo com Josias os números ainda são pequenos, mas a cidade está avançando. “Nós estamos reciclando cerca de 6% de todo lixo produzido no município e isso é muito pouco. A meta para 2019 é chegarmos a 10% e, desta forma, crescer gradativamente. Hoje, uma pessoa gera um quilo de lixo por dia. É muito lixo. Por isso nosso engajamento em ações para tornar as pessoas cada vez mais conscientes e comprometidas com o meio ambiente”, relata o superintendente.

O município de Cocal do Sul também obteve o primeiro lugar na Amrec em Eficiência da Gestão Municipal. Os dados foram divulgados no final do ano passado e na análise ambiental a área recebeu nota 0,98, destacando-se em nível estadual.

Cronograma da Coleta Seletiva do Lixo em Cocal do Sul:

- Segunda-feira, pela manhã: bairros Jardim Itália, São João, Bela Vista, Rio Comprudente e Jardim Elizabeth.

- Quarta-feira, pela manhã: Cristo Rei, Horizonte, Monte Carlos, Alphaville e Ângelo Guollo. À tarde: Guanabara, Brasília, União e Boa Vista.