InternetData CenterAssinante

Criciumenses participam das Olimpíadas Internacionais de Matemática, na Tailândia

Alunos viajam na terça-feira, dia 31, para a Ásia
Criciumenses participam das Olimpíadas Internacionais de Matemática, na Tailândia
Foto: Rafaela Custódio
Por Rafaela Custódio Em 30/07/2018 às 13:24

Três estudantes de Criciúma irão encarar uma viagem de mais de 30 horas para a Tailândia, onde disputam as Olimpíadas Internacionais de Matemática, que será realizada entre os dias 3 e 7 de agosto. Os alunos saem de Criciúma nesta terça-feira, dia 31, e voltam no dia 8 do mesmo mês.

Os alunos Gabriel Domingos e Sofia Silveira, ambos de 13 anos, são do 8º ano e Lucas Rodrigues, de 10, do 6º ano do Ensino Fundamental. Todos os estudantes são da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jorge da Cunha Carneiro, do bairro Brasília, e representarão Santa Catarina nas Olimpíadas.

Para chegarem nas Olímpiadas Internacionais, a escola participou da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), que é uma prova realizada em conjunto com toda a turma, apresentando uma solução geral. Por ter conquistado um bom resultado, a instituição foi convidada para participar da comissão brasileira que estará na Tailândia.

Segundo a secretária de educação de Criciúma, Roseli de Lucca Pizzolo, a ida dos alunos a Tailândia é fruto de um trabalho feito há muito tempo. “Tudo que está acontecendo é efeito de um trabalho de muitas pessoas. É possível fazer educação com qualidade em escolas municipais”, afirmou.

Prefeitura bancará os custos da viagem

A Prefeitura de Criciúma irá custear todas as passagens, alimentação e as despesas gastas com os alunos nos dias em que eles estiverem na Tailândia. “O prefeito Clésio Salvaro não mediu esforços para que pudéssemos ir. Isso é muito bom. Vamos trazer reconhecimento e mostrar aos alunos que estamos ao lado deles”, explicou a secretária de educação.

Roseli ainda comentou que o resultado dos alunos será apenas um detalhe. “O resultado é o que menos importa. Já é uma grande vitória eles irem para fora do país buscar algo novo. Eles já conquistaram muito”, observou.

Paixão pela matemática

A matemática é a paixão dos três estudantes. O trio se dedica e vive a disciplina com muito amor e, principalmente, dedicação. “Desde criança eu gosto de matemática. Acho a disciplina desafiadora. As questões de lógica são as que mais gosto, nós vivemos matemática”, comentou Gabriel Domingos.

“Sempre gostei de matemática e na escola aprendi ainda mais sobre a disciplina, sobre como é importante e o quanto ela nos ajuda. Só de ir para a Tailândia já é um prêmio”, ressaltou Sofia Silveira.

“Gosto muito de matemática e estou muito ansioso para ir à Tailândia e resolver as provas”, explicou Lucas Rodrigues.

Educação diferente

A professora de matemática, Karine Mrotskoski ajudou os alunos e trouxe uma didática diferente aos estudantes. “Me sinto feliz em poder ajudar os alunos. Ficamos entre as escolas mais conceituadas do país, e isso é muito bom e gratificante”, lembrou.

Karine ressaltou que as Olimpíadas Internacionais de Matemática também servirão de avaliação para saber como que a disciplina estará em outros países. “Com as provas poderemos avaliar o estudo da escola e também do município e servirá para aprendermos e evoluirmos ainda mais”, esclareceu.

Além de disputarem as Olimpíadas, os alunos conhecerão a organização da prova e saberão os resultados ainda na Tailândia.


A secretária de educação de Criciúma, Roseli de Lucca Pizzolo com os alunos Lucas Rodrigues, Sofia Silveira e Gabriel Domingos.