InternetData CenterAssinante

MP Federal cobra melhorias na sinalização da BR-101 na região de Araranguá

Superintendência regional do Dnit deve atender às recomendações
MP Federal cobra melhorias na sinalização da BR-101 na região de Araranguá
Foto: Muriel Albonico
Por Douglas Saviato Em 22/10/2014 às 17:22

O Ministério Público Federal (MPF) em Criciúma recomendou à Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que faça adequações na sinalização em trechos da BR-101 próximos a Araranguá, hoje em duplicação, no Sul do Estado. 

Dentre as providências cobradas, estão a indicação para redução de velocidade nas proximidades dos acessos norte e sul ao município; a substituição da sinalização provisória de curva acentuada à esquerda após o acesso norte pela definitiva; e a substituição da placa indicativa do bairro Operária por outra, suspensa, conforme o Manual de Sinalização Rodoviária do Dnit.

O MPF em Criciúma já havia aberto inquérito civil público para fiscalizar a sinalização e a celeridade na conclusão das obras de duplicação na BR-101 entre os municípios de Passo de Torres e Içara. Expedida pela procuradora da República Patrícia Muxfeldt, a recomendação leva em conta uma representação, apresentada pela ONG Sócios da Natureza, que reportou problemas - sinalização inadequada e acessos confusos - no trecho do contorno de Araranguá. 

Perícia do analista em Engenharia Civil do MPF confirmou as falhas nos acessos norte e sul da rodovia ao município. O laudo técnico resultante, n° 58/14, traz uma série de outras sugestões que, de acordo com a recomendação, também devem ser atendidas integralmente pela Superintendência Regional do Dnit.

Colaboração: Ministério Público Federal