InternetData CenterAssinante

Tencati pede reposição após saída de Kayzer e lamenta retorno inesperado do atacante ao Fortaleza

Clube cearense ativou cláusula contratual e pediu retorno do empréstimo
Tencati pede reposição após saída de Kayzer e lamenta retorno inesperado do atacante ao Fortaleza
Foto: Celso da Luz/Criciúma EC
Por Thiago Hockmüller Em 14/04/2024 às 11:20

A saída repentina de Renato Kayzer, atacante contratado no início do ano por empréstimo junto ao Fortaleza, preocupa o técnico Claudio Tencati. Em entrevista coletiva nesse sábado, dia 13, após o empate em 1 a 1 com o Juventude, o treinador lamentou a baixa no elenco e sinalizou a necessidade de contratação. 

Além da reposição para Kayzer, Tencati entende que o departamento de futebol precisa buscar no mercado mais três contratações. “São posições pontuais que sabemos que temos que contratar. Vamos rever o processo. Se o Kayzer realmente tiver que retornar ao Fortaleza, vamos ter que desesperadamente buscar essa característica. Tínhamos opções interessantes ali. Entendemos que estamos bem abastecidos, mas se sair devemos mudar o planejamento”, disse o treinador, antes do comunicado feito pelo próprio atacante.

Renato Kayzer foi oficializado pelo Criciúma no dia 4 de janeiro. A estreia aconteceu no dia 16, quando o Tigre conquistou a Recopa Catarinense ao superar o Marcílio Dias. O atacante ainda fez 16 jogos no Campeonato Catarinense, onde marcou  quatro gols. Também atuou nos dois jogos pela Copa do Brasil, contra Operário e Brasiliense, e fechou a passagem pelo clube neste sábado, com gol diante do Juventude, o primeiro desta edição do Campeonato Brasileiro.

“Acreditamos nele, ele acreditou no projeto e a parceria estava montada. Será uma perda significativa por tudo o que ele representa, até pelo entrosamento. Fez muito por nós e realmente merece brilhar porque é guerreiro, tem as características do Criciúma”, avaliou Tencati. 

Segundo a explicação dada pelo gerente de futebol do Criciúma, Alex Brasil, o Fortaleza detém 60% dos direitos econômicos de Kayzer, enquanto o Athletico Paranaense possui os outros 40%. A cláusula contratual que exige o retorno do atleta foi motivada pelo alto investimento feito pelo clube cearense para a contratação de Kayzer. Este mecanismo não existe no contrato do zagueiro português Tobias Figueiredo, que também pertence ao Fortaleza. Apesar do pedido de Tencati, Brasil não garante a contratação de um novo atacante e afirmou que não há acordo ou pré-contrato firmado para esta posição.