InternetData CenterAssinante

Praia do Cardoso receberá primeiro Campeonato Brasileiro de surfe de ondas grandes

Evento é homologado pela Confederação Brasileira de Surf
Praia do Cardoso receberá primeiro Campeonato Brasileiro de surfe de ondas grandes
Foto: Gabriel Gomes/Divulgação/Especial Engeplus
Por Redação Engeplus Em 01/04/2024 às 14:21

Laguna ficará mais uma vez na história do surfe de ondas grandes. A Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), em parceria com a Big Waves Brasil (BWB), lançou o CBSurf Big Wave Mormaii na praia do Cardoso. Segundo a organização, o evento entrará para a história, contribuindo para coroar o primeiro campeão brasileiro de surfe de ondas grandes pela CBSurf.

"É uma imensa honra a gente dar esta fortalecida no surfe de ondas grandes, premiando e coroando o nosso primeiro campeão brasileiro de ondas grandes da história do surfe brasileiro. A CBSurf tem a missão de cuidar do surfe em todo o território brasileiro, e o Big Surf, com certeza, é uma das categorias mais importantes, tendo em vista o seu histórico de grandes atletas no surfe de ondas grandes mundial", destaca Paulo Moura, vice-presidente da CBSurf.

O evento faz parte dos esforços do Governo do Estado de Santa Catarina em fomentar o cenário da modalidade no litoral sul catarinense. A proposta também é promover o Turismo Esportivo e de Eventos para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico regional. A participação do Governo do Estado acontece por intermédio do deputado estadual Estêner Soratto (PL),da deputada federal Julia Zanatta (PL), da Federação Catarinense de Esportes (Fesporte) e do lagunense Preto Crippa.

“O governador Jorginho Mello sempre determinou que buscássemos as potencialidades de cada região para fomentar o turismo. Aqui no Sul do Estado, temos o surfe de ondas grandes, que historicamente nunca recebeu a merecida atenção. Mas desde o ano passado temos trabalhado com a secretária adjunta de Turismo do Estado, Catiane Seif, e os representantes da Laje da Jagua, para mudar esse cenário, dando visibilidade para esse verdadeiro tesouro em nossa região”, afirma Soratto.

Os melhores atletas do Brasil

Como é a primeira edição deste evento, que não houve uma seletiva prévia, a CBSurf elaborou uma lista de atletas especial, escolhendo a dedo os maiores destaques da modalidade na atualidade.

"Para a criação da lista de atletas, levamos em consideração o desempenho deles em eventos nacionais e mundiais anteriores, além da atual performance de destaque deles em sessões de freesurf. Também haverá uma relação de atletas alternativos para substituir atletas da lista principal, que por alguma eventualidade não puderem participar", explica Thiago Jacaré, Coordenador de Surf de Ondas Grandes da CBSurf e um dos fundadores do Movimento Big Waves Brasil.

Confira a lista de atletas convidados:

1 - Lucas Chumbo (RJ)

2 - Pedro Calado (RJ)

3 - Paulo Moura (PE)

4 - Gabriel Samps (RJ)

5 - Gabriel Sodre (RJ)

6 - Eric de Souza (RJ)

7 - Vinicius dos Santos (SC)

8 - Rodrigo Koxa (SP)

9 - Caio Vaz (RJ)

10- Marcos Monteiro (RJ)

11 - Lapo Coutinho (BA)

12 - Buday Santos (RN)

13 - Will Santana (RJ)

14 - Lucas Silveira (SC)

15 - Stephan Figueiredo (RJ)

16 - Ian Consenza (RJ)

17 - Kalani Lattanzi (RJ)

18 - Marco Polo (SC)

19 - Alemão Maresias (SP)

20 - Rafael Becker (SC)

21 - Carlos Henrique Guimarães (SC)

22 - Vitor Serafim (SC)

23 - Luiz Henrique (SC)

24 - Guilherme Hilel (RJ)

"Ter o Circuito de Surf de Ondas Grandes chancelado pela CBSurf com certeza irá levar a categoria a outro patamar, um patamar de profissionalização dos atletas, do maior respeito aos atletas de ondas grandes e, com certeza, abrindo portas para os atletas conquistarem patrocínios. O Surf de Ondas Grandes do Brasil terá um antes e um depois do CBSurf Big Wave, vai realmente colocar os atletas no topo do esporte e do profissionalismo", afirma Paulo Moura.

Como será o evento

A abertura da janela de espera do evento está prevista para o dia 26 de abril de 2024, ficando aberta até 30 de novembro. Dentro desta janela de espera, quando aparecer uma grande ondulação nos gráficos de previsão, a organização do evento divulgará o sinal amarelo com sete dias de antecedência, alertando em relação à possibilidade de realização do evento. Caso a ondulação se confirme adequada, com quatro dias de antecedência será dado o sinal verde, confirmando a realização do evento. Caso a ondulação não se confirme, será dado o sinal vermelho, voltando à espera por uma ondulação mais adequada.

No dia anterior ao evento será realizada nas dependências do Cardoso Surf Camping e Pousada uma Conferência Técnica com transmissão ao vivo pelo canal CBSurfPLAY, explicando o público sobre três pautas: Metodologia de Competição e Critérios de Julgamento; Apoio e Resgate Náutico; Gestão Socioambiental do Evento.

O evento será realizado em um único dia, no auge da grande ondulação. No final do dia de competição será realizada uma Cerimônia de Premiação aberta ao público na Baiuka Pousada e Restaurante, com música ao vivo, imprensa e transmissão ao vivo.

QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELO EVENTO?

Realização: Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e Big Waves Brasil (BWB).

Homologação: Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta (ASTFSM); Federação Catarinense de Surf (FECSURF); Confederação Brasileira de Surf (CBSURF).