InternetData CenterAssinante

Pênalti contra o Criciúma teve aval do VAR: ‘tudo checado, pode bater o penal’

Apesar da penalidade marcada, Gustavo fez a defesa no final do primeiro tempo
Pênalti contra o Criciúma teve aval do VAR: ‘tudo checado, pode bater o penal’
Foto: Reprodução/CBF
Por Rafaela Custódio Em 28/04/2024 às 14:41

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da cabine do VAR sobre a marcação do pênalti, aos 39 minutos do primeiro tempo, a favor do Vasco. O Criciúma vencia o time da Colina por 1 a 0, quando o meia Fellipe Mateus disputou a bola com o atacante vascaíno Pablo Vegetti dentro da área e o árbitro Caio Max Augusto Vieira marcou a penalidade. 

O árbitro Rodrigo Ferreira do Amaral estava na cabine do VAR, checou o lance e confirmou a penalidade para o Vasco. A CBF divulgou as imagens do lance e também o áudio da cabine, em que Amaral garante que conferiu as imagens e afirmou para Vieira que poderia manter a penalidade. ‘Tudo checado, pode bater o penal’, disse Amaral. Clique aqui e veja o vídeo completo:

A CBF informou que a penalidade foi marcado conforme a regra 12. Confira abaixo a explicação: 

1. Tiro livre direto

Um tiro livre direto será concedido se, segundo o julgamento do árbitro, um jogador cometer

uma das seguintes infrações contra um adversário de maneira imprudente,

temerária ou com uso de força excessiva:

* realizar uma carga;

* saltar sobre um adversário;

* chutar ou tentar chutar;

* empurrar;

* golpear ou tentar golpear (incluindo com uma cabeçada);

* dar uma entrada ou disputar a bola;

* fazer tropeçar ou tentar fazer tropeçar.

Uma infração que envolver contato físico será punida com tiro livre direto.

* "Imprudente" é toda ação em que um jogador demonstra falta de atenção ou consideração, ou age sem precaução ao disputar a bola com um adversário. Não será necessária uma sanção disciplinar;

* "Temerária" é a ação em que um jogador atua desconsiderando o perigo ou as consequências para um adversário, razão pela qual deve ser advertido com CA;

* O "uso de força excessiva" ocorre quando um jogador se excede na força utilizada e põe em risco a integridade física de um adversário, razão pela qual deverá ser expulso.

Regras do Jogo (IFAB/CBF 2023/24)

Depois de três minutos que a penalidade havia sido marcada, o atacante Pablo Vegetti foi para a cobrança, bateu meia altura no canto esquerdo do goleiro Gustavo, que caiu e defendeu seu sexto pênalti na temporada. 

Outro lance analisado pelo VAR foi o quarto gol do Criciúma, anotado por Higor Meritão. A checagem foi se o volante tricolor estava impedido, porém, a defesa cruzmaltina dava condição ao atleta carvoeiro. 

O Criciúma venceu o Vasco por 4 a 0 e chegou ao 9° lugar na classificação, com 5 pontos. O Tigre tem um jogo a menos, já que o confronto contra o Fortaleza foi adiado, pois o Leão tinha compromisso pela Copa do Nordeste.