InternetData CenterAssinante

Criciúma faz 4 a 0 no Vasco em sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro

Gols foram marcados por Fellipe Mateus, Bolasie e Higor Meritão
Criciúma faz 4 a 0 no Vasco em sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro
Foto: Celso da Luz/Criciúma Esporte Clube
Por Jessica Rosso Crepaldi Em 27/04/2024 às 18:01

O Criciúma venceu o Vasco da Gama neste sábado, dia 27, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), pelo placar de 4 a 0. Os dois primeiros gols da vitória foram marcados por Fellipe Mateus. O terceiro foi feito por Bolasie e o quarto gol por Higor Meritão. A partida foi válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Gigante da Colina perdeu três chances claras de gol no primeiro tempo, sendo um deles, o pênalti defendido pelo goleiro Gustavo. 

Essa é a primeira vitória do Criciúma na competição e a maior fora de casa de um time visitante até o momento no Brasileirão. Nas duas primeiras partidas o time tricolor teve dois empates, contra o Juventude e Atlético-MG.

O próximo confronto do Tigre é contra o Bahia pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil na terça-feira, dia 30, às 19 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). Dando continuidade no Brasileirão, o adversário da 5ª rodada será o Grêmio, em Porto Alegre (RS). O Vasco volta ao campo na quarta-feira, dia 1º, às 19 horas, contra o Fortaleza pela Copa do Brasil, na Arena Castelão.

Primeiro tempo

A partida iniciou sem muita emoção, mas acabou ganhando ritmo no decorrer da partida. Com menos de 30 segundos, o Vasco alcançou a área do Criciúma, e teve o resultado de uma cobrança de cruzamento. Mas a jogada não seguiu depois disso. O Tigre já respondeu com um contra ataque, colocando pressão, e buscando espaço no meio-campo. Até os 11 minutos nenhuma das equipes ainda havia finalizado.

Faltando segundos para os 12 minutos, a bola passou raspando na cabeça de Vegetti, que recebeu na área do meio-campo Hugo Moura. Foi a primeira chance do jogo. O Vasco começou a apresentar mais posse de bola, e uma melhor desenvoltura em campo.

Aos 20 minutos, a equipe teve uma sequência de chances perigosas. Primeiro Piton finalizou, e a bola foi desviada para escanteio. Logo depois, na cobrança, a jogada encerra com a bola sendo cabeceada por David para fora.

O Vasco buscou pressionar na saída de bola do Tigre. Porém, a equipe carvoeira seguiu procurando aproveitar as oportunidades, como foi na cobrança de escanteio de Marquinhos Gabriel, na qual a sobra ficou para Marcelo Hermes na entrada da área. O atleta passou para Rodrigo que estava em boa posição e finalizou, com muito perigo. A bola passou perto do ângulo direito do goleiro. 

O jogo teve uma pausa para hidratação dos jogadores, visto que a partida aconteceu sob forte calor. Aos 29 minutos, Paulo Henrique perdeu uma chance na cara do gol durante um contra-ataque. A finalização jogou a bola para bem longe do gol.

Criciúma marca fora da área 

Aos 31 minutos, Fellipe Mateus abriu o placar para o Tigre. De fora da área após uma dividida, ele acalmou a bola no peito e com a perna direita chutou para o fundo da rede.

Aos 33 minutos, Hugo Moura foi empurrado pelas costas e recebeu a falta de frente para o gol do Criciúma. Piton cobrou a bola na barreira. 

Aos 36 minutos da partida, Payet perdeu mais uma chance para o Vasco, novamente em uma jogada cara a cara com o goleiro. Ele dominou na entrada da pequena área e finalizou acertando a trave. A bola foi para fora.

Gustavo defende pênalti

O Criciúma começou a crescer na partida. Aos 39 minutos, o juiz marcou um pênalti para o Vasco. O VAR analisou a jogada e confirmou a penalidade. Vegetti se preparou para a cobrança e Gustavo defendeu, sendo este o sexto pênalti defendido pelo goleiro no ano. 

Aos 49 minutos estava visível que o Tigre tinha a posse de bola. Bolasie foi derrubado na entrada da área. Arthur Caíke cobrou direto no gol dando trabalho para o goleiro. Na sequência, no cruzamento, Rodrigo desviou, mas a bola explodiu na trave.

O time tricolor ainda pressionou no último minuto, com Bolasie que dominou a bola e chutou de direita, mas sem êxito, com a defesa de Léo Jardim, que evitou de o placar ampliar no fim da primeira etapa.

​​Segundo tempo com placar ampliado

O Criciúma terminou bem e voltou ainda melhor no segundo tempo, ampliando no primeiro minuto, novamente com Fellipe Mateus. No lance, Bolasie cruzou a bola dentro da área, rasteira, e o meia estava livre, recebendo a bola e finalizando cruzado.

Aos nove minutos, o Tigre marca o terceiro gol. Bolasie invade a área, corta a defesa e chuta no alto, sem chance para a defesa do goleiro.

Aos 23 minutos, o quarto gol consagra a goleada. Numa cobrança de escanteio feita por Fellipe Mateus a bola acabou sobrando para Meritão, que dominou a bola e cabeceou direto para o gol. Neste momento a torcida do Vasco aplaudio a equipe do Criciúma.

Diante do placar, o Vasco perdeu cada vez mais espaço dentro de campo, procurou fazer a troca de passes, mas sem muita criatividade e sem conseguir finalizar.

Aos 42 minutos, o Criciúma quase fez o quinto gol em um lance de contra-ataque. Éder ficou cara a cara com Léo Jardim, mas o goleiro impediu o resultado.

 

Criciúma 4 x 0  Vasco

 

Competição:4ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A

Data: sábado, dia 27 de abril

Local: São Januário, no Rio de Janeiro

Horário: 16h 

Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse, Francisco Chaves Bezerra Junior, Jonathan Benkenstein Pinheiro (quarto árbitro) e Rodrigo Ferreira do Amaral (VAR)

Gols: Fellipe Mateus (Cri), Bolasie (Cri), Higor Meritão (Cri)

Cartão amarelo: Lucas Piton (VA)

Criciúma: Gustavo; Claudinho (Candelo), Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Higor Meritão (Newton), Barreto, Fellipe Mateus, Marquinhos Gabriel, Bolasie (Eder) e Arthur Caíke (Felipe Vizeu). 

Técnico: Cláudio Tencati.

Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Medel (Maicon), Léo e Lucas Piton; Sforza (Adson), Hugo Moura (Mateus Carvalho) e Payet (Galdames); Rayan (Clayton), David e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.

Técnico: Ramón Díaz.