Criciúma comemora agilidade das catracas no primeiro teste de reconhecimento facial no Heriberto Hülse
Medida será aplicada para uma parte da torcida do Criciúma contra o Atlético Goianiense
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus
O teste do sistema de reconhecimento facial para a entrada no estádio Heriberto Hülse realizado com torcedores do Athletico Paranaense foi um sucesso. Esta é a avaliação do Criciúma, que agora estenderá a medida para torcedores não sócios do Tigre que acessam o estádio com ingresso físico ou possuem algum tipo de cortesia.
Em entrevista ao Portal Engeplus, o superintendente administrativo do Criciúma Esporte Clube, Paulo Cesar Bittencourt, disse que menos de 300 torcedores do Furacão compareceram no Majestoso e que a tecnologia funcionou de forma adequada para as pretensões do clube. Por outro lado, há necessidade de testar as catracas em um evento de maior público.
“O evento foi muito bom, porém, nós entendemos que precisa acontecer um evento com público maior. Foram menos de 300 torcedores do Athletico que compareceram ao jogo, então ainda não gerou aquela aglomeração e vieram de forma bem espaçada. Então não gerou toda uma aglomeração que gostaríamos de ver para poder testar ao máximo a capacidade de rapidez dessas catracas”, explica.
Agilidade no processo
A entrada do torcedor do Criciúma com reconhecimento facial acontecerá exclusivamente no portão 06, na rua Constante Casagrande, ou seja, estes torcedores não poderão entrar em outros portão que não seja o indicado. Bittencourt explica que a tecnologia apresentou agilidade no processo e que sofrerá apenas ajuste de foco para o próximo teste.
“Passou no teste, funcionou perfeitamente e não houve problema. A catraca fez a leitura de uma forma muito boa. Ela está pegando de forma muito ampla, ou seja, a pessoa está passando muito longe e ela já está pegando. Então vai ser feito ajustes para que ela fique bem mais focada, inclusive, em forma alternada no posicionamento dela com relação às demais catracas”, afirma.
A pessoa chegou, olhou no visor, foi autorizada e passou pela catraca. Levou pouquíssimos segundos. O processo é bem rápido mesmo.
Paulo Cesar Bittencourt, superintendente administrativo do Criciúma Esporte Clube
______________
Contra Corinthians e Flamengo…
O Criciúma entende que a nova tecnologia chegou para ficar. Contra o Furacão, três catracas com sistema de reconhecimento facial foram utilizadas. O Tigre manterá o mesmo sistema também para a torcida do Atlético Goianiense e demais visitantes. A não utilização da tecnologia só está em discussão para os duelos contra Flamengo e Corinthians. Nestes dois confrontos existe a recomendação da Polícia Militar (PM) para que as entradas sejam compradas de forma presencial.
"Para esses dois jogos vai ser feita uma avaliação junto com a Polícia Militar. Em todos os demais jogos o setor visitante será com reconhecimento facial. Porém, contra Corinthians e Flamengo, ainda carece de uma reunião com a PM para tratar de toda a segurança. Pode ser que a polícia entenda que o reconhecimento facial é uma boa garantia de segurança. E que ela pode fazer cruzamentos de dados e ter uma garantia melhor ainda de que não entrará aqui pessoas que estejam sendo procuradas pela justiça”, avalia.
Sobre o próximo jogo
O reconhecimento facial será aplicado para torcedores do Criciúma que não são sócios e que acessam as arquibancadas com ingresso físico ou possuem cortesia. Estas pessoas também vão migrar para o ingresso digital, sendo necessário o cadastramento no site minha.entrada. O processo de cadastramento é feito apenas uma vez. Serão três catracas com reconhecimento facial instaladas no portão 6.
“O Criciúma reforça que a implantação da biometria facial está sendo feita exclusivamente para os torcedores que acessam as arquibancadas com ingresso. Todos os sócios, em todos os setores, continuam acessando os jogos através da sua carteirinha física ou aplicativo”.
Criciúma e Atlético Goianiense entram em campo nesta quinta-feira, dia 3. O duelo, válido pela 29ª rodada, acontece a partir das 19 horas.