InternetData CenterAssinante

Com um a menos e decisão nos pênaltis, Criciúma bate o Brasiliense e avança na Copa do Brasil

Nas penalidades, goleiro Gustavo brilhou e defendeu duas cobranças do adversário
Com um a menos e decisão nos pênaltis, Criciúma bate o Brasiliense e avança na Copa do Brasil
Foto: Celso da Luz | Assessoria de Imprensa Criciúma EC
Por Amanda Garcia Ludwig Em 14/03/2024 às 21:14

O Criciúma está classificado para a terceira fase da Copa do Brasil 2024. A equipe carvoeira enfrentou o Brasiliense na noite desta quinta-feira, dia 14, e com o placar de 3 a 1 nos pênaltis garantiu uma vaga na próxima etapa da competição. Nas penalidades, goleiro Gustavo brilhou e defendeu duas cobranças do adversário.

A partida disputada no Estádio Elmo Serejo Farias, em Taguatinga (DF), foi definida nas penalidades após as equipes empatarem em 1 a 1 durante o tempo regulamentar. O jogo desta noite teve de tudo: gol do Tigre logo no início da primeira etapa, jogador expulso por falta no meio de campo, pênalti para o time da casa, e segundo tempo agitado, além da disputa da próxima vaga nas penalidade. O próximo adversário do Tigre na Copa do Brasil ainda será conhecido em sorteio.

O primeiro tempo teve abertura de placar

Apenas três minutos depois de o árbitro apitar o início da partida, o placar foi aberto no Boca do Jacaré. Eder marcou o primeiro gol da partida após um contra-ataque liderado por Vizeu. O atacante vinha pelo lado esquerdo quando recebeu a bola e puxou para dentro da área, mandando colocada no gol de Ravel. A bola até encontrou a trave, mas entrou para garantir o 1 a 0 para o Tigre.


Foto: Celso da Luz | Criciúma E.C.

Pouco depois, em uma cobrança de escanteio aos seis minutos, Wilker Angel dividiu a bola e mandou direto para o travessão. "O Criciúma ficou bem posicionado com a bola [neste início de jogo]. Vimos muitas trocas de passe, e nota-se que o Brasiliense deu um certo espaço para o contra-ataque do Criciúma", destacou o comentarista Aderson Amboni, do Tabelando/Engeplus.

A movimentação empolgada dos primeiros minutos desta etapa deu lugar ao jogo mais parado depois dos 20 minutos.  Brasiliense tentou trazer mais perigo para o Tigre com uma jogada de Lila aos 24 minutos. O jogador ficou livre na grande área e chutou para o gol. A finalização não deu certo, e a bola foi embora pelo fundo do gramado. 

Uma falta no meio de campo e o Criciúma com um a menos

Já na reta final da primeira etapa, o Criciúma passou a enfrentar mais um desafio em campo: a expulsão de um jogador carvoeiro. Por conta de uma falta no meio de campo, Barreto levou o segundo cartão amarelo na partida e deixou o Tigre na mão. Como a partida já estava encaminhando para o fim, o professor Tencati optou por esperar a parada para decidir as substituições da noite.

Em cobrança de pênalti, placar iguala no começo da etapa final

Com poucas mudanças, o Criciúma voltou a campo com a meta de segurar o time da casa mesmo com um jogador a menos na equipe. A estratégia não deu muito resultado. Logo aos cinco minutos de bola rodando, o árbitro marcou pênalti a favor do Brasiliense. 

Gustavo saiu jogando errado, Rodrigo chegou atrasado na jogada e, na confusão, pisou no pé de Tobinha dentro da área. Com o pênalti marcado, Wallace Tarta se preparava para a cobrança quando Wilker Ángel levou um cartão amarelo por mexer na linha de marcação. Com a cobrança autorizada, Tarta não teve dificuldade de garantir o gol de empate.

Brasiliense cresceu na segunda etapa

O marasmo que o time da casa demonstrou no primeiro tempo deu lugar à agitação durante a etapa final. O empate acendeu o time da casa, que protagonizou boas jogadas contra o Criciúma. Por detalhes a equipe do Brasiliense não ampliou o placar.

O jogo já se encaminhava para o apito final, mas o Brasiliense ainda deu trabalho para Gustavo aos 44 minutos. Júlio Lima recebeu em uma cobrança de falta e mandou de canhota para o gol carvoeiro. O placar quase ampliou para o Jacaré. Com o empate em 1 a 1, o jogo se encaminhou para a cobrança de pênaltis.

Cobrança de pênaltis

- A primeira cobrança foi do Brasiliense, com Lila. Gustavo defendeu o chute no canto esquerdo.
- Fellipe Mateus fez a segunda cobrança da partida. O meia mandou no meio do gol e viu Ravel fazer a defesa.
- Gustavão foi o próximo a cobrar, mas a bola também parou nas mãos do goleiro Gustavo.
- Marcelo Hermes fez a quarta cobrança da noite. O lateral chutou no meio, e a bola beijou a trave antes de entrar.
- Dandan mandou para fora, e isolou por cima do gol de Gustavo.
- Higor Meritão bateu firme em cima e garantiu 2 a 0 para o Tigre.
- Tarta marcou para o Brasiliense, com chute na esquerda. 
- Renato Kayzer soltou o pé no canto direito e garantiu o gol que colocou o Criciúma na próxima fase da Copa do Brasil.

Foto: Celso da Luz | Criciúma E.C.

Próximo compromisso

O Criciúma já tem compromisso marcado para este fim de semana: o jogo de volta das quartas de final do Campeonato Catarinense. A equipe carvoeira enfrenta o Hercílio Luz no domingo, dia 17. A partida está marcada para as 19h30, no estádio Heriberto Hülse.

Ficha técnica para Brasiliense 1 x 3 Criciúma

Competição: Copa do Brasil - 2ª fase
Data: Quinta-feira, 14 de março
Local: Estádio Elmo Serejo Farias, em Taguatinga (DF)
Horário: 19 horas.

Arbitragem: Apitou a partida o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães (RJ), auxiliado pelos assistentes Thiago Henrique Neto Farinha Correa (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ) e pelo quarto árbitro Matheus de Moraes Silva (DF).

Gols: Eder (3'1T); Wallace Tarta (7'2T)

Gols nos pênaltis: Marcelo Hermes, Higor Meritão, Renato Kayzer (Cri); Tarta (Bra)

Cartões amarelos: Barreto (2), Gustavo, Jonathan, Claudinho, Wilker Ángel, Higor Meritão (Cri); Gabriel Pedra, Igor Morais, Júlio Lima, Netinho (Bra);

Cartões vermelhos: Barreto (Cri)

Brasiliense: 
Ravel, Netinho, Gustavo Henrique, Igor Morais, Júlio Lima, Aldo (Dandan), Tarta, Lila, João Santos (Luquinhas), Gabriel Pedra (Gustavão), Tobinha (Joãozinho)
Técnico:  Vilson Tadei

Criciúma: 
Gustavo, Claudinho (Higor Meritão), Rodrigo, Wilker Ángel, Fellipe Mateus, Barreto (cartão vermelho), Felipe Vizeu (Renato Kayzer), Marquinhos Gabriel (João Carlos), Jonathan (Trauco), Marcelo Hermes, Eder (Eliédson)
Técnico: Claudio Tencati