Com 15 anos, atleta de Criciúma conquista medalha de prata em campeonato de Jiu-jítsu em Orlando
Kauã Firmiano Antunes vem treinando para os próximos desafios na modalidade
Foto: Divulgação
O Jiu-jitsu criciumense está ganhando destaque ao redor do mundo. Um dos responsáveis pela conquista é o atleta de Criciúma Kauã Firmiano Antunes, que ficou em segundo lugar na competição Pan-Kids em Orlando, nos Estados Unidos. Com apenas 15 anos, o jovem, que trouxe a medalha de prata em julho para o município, agora se prepara para dois novos desafios na modalidade.
Após competir na Arena Silver em Orlando, o atleta subirá novamente ao tatame para disputar o Curitiba Spring Internacional, que ocorre no dia 13 de outubro. Além da competição organizada pela Federação Brasileira Internacional de Jiu-jitsu, Antunes também competirá novamente fora do Brasil. Em 2025, o criciumense disputará o Campeonato Europeu de Lisboa, em Portugal. A competição ocorrerá entre os dias 17 e 25 de janeiro.
Com a conquista da segunda colocação em Orlando, o pai do atleta, Leandro Santos Antunes, pontuou que foi um momento único ver o jovem participando de uma competição de alto nível técnico, principalmente após ver o filho treinar com dedicação no dia a dia. “Não tem preço poder fazer parte deste momento da vida dele. Estou muito feliz sabendo que o Kauã terá um grande futuro dentro dos tatames. Com dedicação, ele conquistará todos os seus objetivos”, afirmou.
Futuro profissional na modalidade
A paixão pelo Jiu-jitsu na vida de Antunes começou aos 13 anos, quando começou a praticar na Academia Carvoeira Jiu-Jitsu, em Criciúma, devido à motivação do pai. Em dois anos e meio de prática, os momentos vividos nos tatames estão proporcionando benefícios na saúde e também no amadurecimento do atleta criciumense.
“Além das viagens para conhecer novos lugares e culturas, por conta do esporte o Kauã se tornou um menino mais focado em outras áreas da vida, como na alimentação e no relacionamento com outras pessoas. Devido aos treinos, ele leva uma vida saudável, elevou a capacidade de tomar decisões e também está melhorando nos trabalhos feitos em equipe”, contou o pai do atleta.
Atualmente, o atleta vem treinando para as próximas competições. Entre segunda e sexta-feira, Antunes treina cerca de três vezes por dia, além de realizar acompanhamentos com fisioterapeuta e nutricionista para fortalecer a mobilidade e o desempenho durante as lutas. “Fora os treinos e o colégio, Kauã também vende trufas para ajudar nos custos das viagens devido à dificuldade de conseguirmos patrocínio”, contou Leandro Santos Antunes.
Para 2025, Kauã Firmiano Antunes pretende conquistar a faixa azul juvenil de Jiu-Jitsu. O atleta também está se preparando para conseguir uma vaga tanto no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo, quanto no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da Califórnia, nos Estados Unidos.
Confira mais de Esportes
Esporte amador
Esportes