InternetData CenterAssinante

Catarina Running: mulheres se unem para correr e mostram pontos turísticos de Santa Catarina

Em Criciúma, Ednara Rosa é a escolhida para mostrar os pontos turísticos
Catarina Running: mulheres se unem para correr e mostram pontos turísticos de Santa Catarina
Foto: Arquivo pessoal
Por Rafaela Custódio Em 15/04/2024 às 11:14

Um grupo de mulheres se uniu para promover saúde e bem-estar por meio de atividades físicas em Santa Catarina. O projeto foi nomeado de Catarina Running e visa também mostrar os pontos turísticos das 295 cidades do Estado. 

Em Criciúma, a professora Ednara Rosa, de 36 anos, foi a escolhida para mostrar os pontos turísticos e conta que a corrida mudou sua vida. “O projeto iniciou com um grupo de mulheres, que pensaram em escolher uma mulher por município para estar representando a sua cidade e estar correndo e mostrando os pontos turísticos de onde mora, falando um pouquinho da cidade através da corrida”, relata. 

O intuito do projeto é incentivar as pessoas a se movimentarem, a ter um estilo de vida saudável. “Nós pensamos muito no trabalho, nos filhos, no marido, e acabamos esquecendo de nós mesmas, na nossa saúde, o nosso cuidado e estamos tendo muitos relatos que mulheres que iniciaram alguma atividade física através do projeto, até mesmos saindo de quadros depressivos e ansiedade”, conta. 

Ednara iniciou a corrida há quatro anos, na pandemia da Covid-19. “Hoje meu esposo, meus irmãos e muitos amigos correm comigo. Eu era uma pessoa bem sedentária, não gostava de nenhum tipo de atividade física e já estava entrando em uma depressão que nem eu mesma sabia que tinha. A corrida veio como um presente, porque só quem corre sabe da importância que tem a corrida para saúde mental, o quanto nos faz bem. E foi a convite de uma amiga, comecei a correr e desde então não parei, claro a gente começa caminhando e depois vai correndo aos pouquinhos”, destaca.  

Em junho, Ednara deve participar de uma maratona de 42 quilômetros. “Pensei em fazer essa maratona, pois minha amiga Sandra, que conheceu a corrida por mim, uma pessoa que ama correr, descobriu um câncer no último mês e ela teve que parar a corrida e ela sempre me incentivou muito, dizendo que sou inspiração para ela e então vou fazer essa maratona como nome: maratona da vida. Tive uma surpresa esta semana em saber que o dia da maratona será no dia 16 de junho, aniversário dela”, afirma. 

Sobre o Catarina Running 

O projeto começou dia 20 de março e todos os dias um município é apresentado no instagram. “Ainda não temos a data que será divulgado nossa cidade, mas logo já iremos gravar o vídeo e apresentar nosso município, os pontos turísticos e o que nossa cidade tem de melhor”, pontua. Confira aqui as redes sociais

Leia mais sobre: