InternetData CenterAssinante

Mesatenista do Mampituba/FME Criciúma conquista três medalhas no Parapan-Americanos

Gabriel Antunes conquistou dois ouros e um bronze na disputa
Mesatenista do Mampituba/FME Criciúma conquista três medalhas no Parapan-Americanos
Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro / Divulgação Mampituba
Por Redação Engeplus Em 21/11/2023 às 11:38

O atleta da S.R Mampituba/FME Criciúma, Gabriel Antunes, 17 anos, fez história neste final de semana. Representando a Seleção Brasileira, ele conquistou três medalhas nos jogos Parapan-americanos em Santiago, no Chile. No individual, o mesatenista criciumense conquistou o bronze na classe 10. Já em duplas foram dois ouros, um na mista XD20, ao lado de Danielle Rauen e outro no masculino MD18, ao lado de Jean Mashki. 

“É uma grande conquista para minha carreira essas três medalhas. Estou muito feliz por esses resultados. Quero agradecer a toda equipe técnica, ao Alexandre Ghizi, o Mampituba, a Fundação de Esportes, o Bairro da Juventude e a minha família por tudo”, destaca o atleta.

Gabriel iniciou a carreira no tênis de mesa no núcleo do Mampituba/FME Criciúma do Bairro da Juventude. A conquista da medalha de Bronze no individual Classe 10 ocorreu neste domingo, dia 19. Gabriel venceu os mesatenistas paralímpicos Marcos Orellana (GUA), Darío Neira (BRA) e Jerry Vasquez (EUA). Já na semifinal, o criciumense foi derrotado por Manuel Echaveguren (CHI).

Já as duas medalhas de ouro vieram nesta segunda-feira, dia 20, nas duplas masculino MD18, Gabriel e Jean Mashki derrotaram na final a dupla do Chile, Claudio Bahamondes e Manuel Echaveguren por 3 sets a 2.  Nas Duplas Mistas XD20, Gabriel e Danielle Rauen venceram os chilenos Manuel Echaveguren e Ailyn Espinoza por 3 sets a 0. 

“Foi um grande desempenho do Gabriel. Estamos muito contentes e orgulhosos pelos resultados alcançados fruto da dedicação e comprometimento dele. Tivemos o maior desempenho da história do Brasil no Parapan, uma marca, também, muito importante para nossa modalidade”, ressalta o coordenador técnico da equipe, Alexandre Ghizi, que está em Santiago e faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira.

Para o presidente do Mampituba, Larciney Antônio Fabris, é um orgulho para o clube, para os parceiros e apoiadores as conquistas do Gabriel Antunes. “Para nós é motivo de grande orgulho, termos representantes na Seleção Brasileira e, ainda, mais conquistando essas três medalhas para o Brasil.  Parabéns Gabriel pelo grande resultado, ao Alexandre pelo trabalho realizado no Mampituba e na Seleção Brasileira e a toda nossa equipe de tênis de mesa. Com apoio dos nossos parceiros, a dedicação dos nossos atletas e técnicos nos projetos que desenvolvemos nos esportes, estamos colhendo grandes resultados a nível regional, estadual, brasileiro e até internacional", afirma Larciney.

Segundo o presidente da FME de Criciúma, Martinho Mrotskoki Neto, a conquista dessas medalhas é fruto da união entre as entidades. "O esporte só cresce, como um todo, com apoio e incentivo. Vimos isso com as conquistas dos nossos atletas, ao qual temos parceria com as Instituições, em especial ao Mampituba, que de lá saíram vários talentos. Parabenizamos nosso atleta, que sempre nos deu muito orgulho e que representa muito bem a cidade em grandes competições", menciona.

Os Jogos Parapan-Americanos são o maior evento multiesportivo das Américas, reunindo todos os países do continente. O Brasil levou 26 mesatenistas para Santiago e conquistou 13 ouros e 38 medalhas no total na competição, com uma campanha histórica.

A Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME), a Levve Ortopedia e a Unesc são parceiras da equipe de rendimento de tênis de mesa do Mampituba, que é integrante do projeto de formação de atletas que o clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Colaboração: Lucas Colombo / S.R. Mampituba