InternetData CenterAssinante

Criciúma perde a segunda partida consecutiva e se distancia do G4 da Série B

Equipe carvoeira foi derrotada para o Juventude no estádio Alfredo Jaconi
Criciúma perde a segunda partida consecutiva e se distancia do G4 da Série B
Foto: Gabriel Tadiotto/ECJuventude
Por Rafaela Custódio Em 30/09/2023 às 17:42

O Criciúma sofreu a segunda derrota consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro na tarde deste sábado, dia 30, e encerra mais um mês sem vitória longe de casa, sendo a última em julho. Desta vez, o revés aconteceu para o Juventude por 1 a 0, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). O gol da partida foi marcado no segundo tempo por Alan Ruschel. 

Com o resultado, o Tigre se afasta do G4 da competição. Atualmente, a equipe carvoeira está em 6º lugar com 48 pontos. Já o Juventude segue em terceiro lugar com 53 pontos. 

Na próxima rodada, o Criciúma enfrenta o Vitória no domingo, dia 8, às 18 horas, no estádio Heriberto Hülse. Já o Juventude, encara o Tombense no sábado, dia 7, às 15h30, no estádio Soares de Azevedo. 


Foto: Gabriel Tadiotto/ECJuventude

Primeiro tempo 

O Criciúma pouco tocou na bola quando sofreu o primeiro gol do Juventude aos 48 segundos. Vini Paulista achou Jadson na direita e, com toda liberdade, o volante cruzou rasteiro para a área e Gabriel Taliari com um toque empurrou a bola para o fundo do gol de Gustavo. Entretanto, o árbitro André Luiz Skettino Policarpo Bento anulou o gol com auxílio do VAR em virtude de um impedimento do atacante Tite, que atrapalha o goleiro carvoeiro no momento do gol. 

A primeira oportunidade do Criciúma foi com o lateral Jonathan. Após cobrança de falta, o defensor carvoeiro chutou no gol de Thiago Couto, porém a bola parou na marcação. 

Aos 10, o Tigre teve uma grande chance com Fabinho. O atacante arrancou pela direita sozinho, mas no momento de inverter a bola para Lohan, a bola acabou sendo desviada para a linha de fundo pelo defensor do Juventude. Porém, o Tigre não aproveitou a cobrança de escanteio. 

Os mandantes chegaram assustando com Jadson. Ele recebeu no lado direito do gramado e tentou a finalização, mas saiu fraca e sem direção. O Juventude voltou a atacar aos 22. David foi na linha de fundo e cruzou fechado na pequena área a procura de Gabriel Taliari, mas o zagueiro Walisson Maia tirou de cabeça para a linha lateral. 

O Criciúma voltou a entrar na área da equipe mandante aos 31. O atacante Fabinho recebeu pela esquerda e cruzou na medida para Marquinhos Gabriel, mas o meia cabeceou para a linha de fundo. 

Nos últimos minutos do jogo, Criciúma e Juventude trocaram passes, mas sem agredir o adversário.


Foto: Gabriel Tadiotto/ECJuventude

Segundo tempo 

A primeira chance da etapa final foi da equipe do Juventude. O lateral Reginaldo sofreu falta de Marcelo Hermes no lado direito do campo. Na cobrança da falta, a bola sobrou dentro da área para David, que dominou e chutou, mas a bola subiu demais e saiu pela linha de fundo. 

O time carvoeiro também tentou com Fellipe Mateus. Arílson tocou para o meia e na frente da área ele arriscou o chute, entretanto, o goleiro Thiago Couto fez a defesa sem dificuldades. 

Juventude abre o placar 

Os primeiros minutos do segundo tempo estavam sendo dos donos da casa com mais posse de bola, e a equipe mandante abriu o placar com Alan Ruschel. O lateral apareceu dentro da área como elemento surpresa e após cruzamento de David, o defensor do Ju cabeceou para dentro do gol do goleiro Gustavo. 


Foto: Gabriel Tadiotto/ECJuventude

Aos 12, o Juventude conseguiu um contra-ataque com David, porém ele foi parado com falta por Jonathan, que recebeu cartão amarelo. 

O meia Fellipe Mateus sofreu falta na lateral-direita. Marquinhos Gabriel alçou bola na área e após desvio, a bola sobrou para Lohan, mas o goleiro Thiago Couto conseguiu espalmar antes do atacante carvoeiro encostar na bola. Na sequência, o juiz assinalou impedimento no lance. 

Ju quase amplia o marcador 

A dupla David e Alan Ruschel apareceu novamente. David recebeu do lateral-esquerdo, tirou a marcação e chutou colocado na entrada da área, o goleiro Gustavo acompanhou o lance, mas a bola saiu pela linha de fundo. 

Substituições no Tigre 

O técnico Cláudio Tencati mexeu duas vezes na equipe aos 19. Deixaram o gramado o lateral-direito Jonathan e o atacante Lohan para a entrada de Claudinho e Tiago Marques, respectivamente. 

Aos 25, David apareceu novamente dentro da área do Tigre. Após passe de Vini Paulista, o atacante deixou o marcador para trás e no momento do chute escolheu tocar para Gabriel Taliari, porém desperdiçou o ataque.

O Tigre fez mais uma mexida aos 30. Saiu o lateral-esquerdo Marcelo Hermes para a entrada do volante Barreto. 

O Criciúma tentou com Arílson aos 32. Após receber na entrada da área, o volante arriscou o chute, mas a bola desviou e perdeu força, com isso, o goleiro Thiago Couto fez a defesa. 

As últimas substituições do Criciúma foram aos 34. Deixaram o gramado o volante Arílson e o meia Marquinhos Gabriel para a entrada dos atacantes João Carlos e Neílton. 

Pressão do Tigre 

No primeiro lance em campo, João Carlos deixou Alan Ruschel no chão e chutou, porém, Emerson Santos bloqueou e a bola saiu pela linha de fundo. No escanteio, Rodrigo subiu mais alto que a defesa adversária e cabeceou para o chão, mas o goleiro fez a defesa. 

João Carlos novamente tentou finalizar aos 36. O atacante chutou, porém, a bola desviou na zaga do Ju e o goleiro Thiago Couto ficou com a bola. 

Após invertida de bola de Fellipe Mateus, Hélder apareceu dentro da área totalmente livre e tocou para o meio da pequena área, entretanto, o goleiro Thiago Couto caiu e fez a defesa.   

A última oportunidade do Criciúma foi do atacante Neilton. Ele recebeu na frente da área e buscou a finalização, mas chutou mal e a bola subiu demais. 

Ficha técnica para Juventude 1 x 0 Criciúma 

Competição: Campeonato Brasileiro da Série B, 30ª rodada.

Data: Domingo, dia 30 de setembro.

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)

Horário: 15h30

Público: 14. 213 pessoas

Renda: R$ 50.920,00 

Arbitragem: André Luiz Skettino Policarpo Bento foi o árbitro da partida, auxiliado por Fernanda Nândrea Gomes Antunes (Fifa) e Celso Luiz da Silva. O trio é de Minas Gerais. Jonathan Benkenstein Pinheiro, do Rio Grande do Sul, foi o quarto árbitro. Na cabine de VAR esteve Wagner Reway (Fifa) (PB), tendo como seu assistente Cleriston Clay Barreto Rios (SE).

Cartão amarelo: Lohan (6’1’T), Jonathan (12’2’T), Rodrigo (49’2’T) (CRI); David (16’1’T), Jean Irmer (1’2’T), Luis Mandaca (48’2’T) (JUV).

Gols:  

Juventude: Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Jean Irmer (Emerson Santos), Jadson e Vini Paulista (Luis Mandaca); Tite (Nenê), David (Ruan) e Gabriel Taliari (Rafael Furtado). 

Técnico: Thiago Carpini

Criciúma: Gustavo; Jonathan (Claudinho), Rodrigo, Maia e Helder; Arílson, Fellipe Mateus, Marquinhos Gabriel e Marcelo Hermes (Barreto); Fabinho e Lohan (Tiago Marques). 

Técnico: Claudio Tencati