InternetData CenterAssinante

Criciúma larga na frente do Hercílio Luz na semifinal do Campeonato Catarinense

Tigre pode perder jogo da volta por até um gol de diferença e ainda se classifica
Criciúma larga na frente do Hercílio Luz na semifinal do Campeonato Catarinense
Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.
Por Lucas Renan Domingos Em 25/03/2023 às 18:28

O Criciúma está em vantagem na disputa do Sul do Estado da semifinal do Campeonato Catarinense. O Tigre recebeu o Hercílio Luz no estádio Heriberto Hülse na tarde deste sábado, dia 25, e venceu o jogo de ida da terceira fase do estadual pelo placar de 2 a 0. Os gols tricolores foram marcados por Éder e Fellipe Mateus ainda no primeiro tempo. 

O resultado dá ao tricolor carvoeiro a possibilidade de perder o jogo de volta por um gol de diferença que ainda avança para a final. A segunda partida acontece na próxima quarta-feira, dia 29, às 21 horas. Se quiser continuar no campeonato, o Leão do Sul vai precisar derrotar o Tigre no Aníbal Costa, em Tubarão, por dois gols de diferença para levar a disputa para os pênaltis ou por mais gols se quiser se classificar diretamente.

Éder volta a marcar no estádio Heriberto Hülse

A primeira finalização do jogo veio com Fabinho, com oito minutos do primeiro tempo. O atacante do Tigre avançou com velocidade, abriu e chutou, mas a finalização passou longe do gol de Hercílio Luz. 

Mas a segunda chance que teve o Criciúma não desperdiçou. Éder balançou a rede pela primeira vez no estádio Heriberto Hülse. Aos 10 minutos, Fellipe Mateus cruzou de pé esquerdo na segunda trave para Hermes escorar de cabeça para a pequena área e lá estava o atacante tricolor para enfiar o pé na bola e mandar para o gol. 


Jogadores comemoram o gol de Éder - Foto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus

Fellipe Mateus amplia 

Não deu muito tempo para o Leão do Sul assimilar o primeiro gol sofrido e o Tigre conseguiu ampliar aos 15 minutos, dessa vez com Fellipe Mateus, em uma jogada bem construída. Arilson tocou para Éder, que passou de calcanhar para Fabinho, que de letra tocou para Fellipe Mateus. O camisa sete tentou pela primeira vez e foi travado. A bola voltou para ele e daí não deu para a defesa do Hercílio. Gol e 2 a 0 Criciúma no placar.

O Hercílio Luz conseguiu chegar com perigo somente aos 27 minutos, com Igor Silva. O volante arriscou o chute e Gustavo fez grande defesa para evitar o gol do time carvoeiro. O Criciúma respondeu rápido e aos 32 minutos quase conseguiu o terceiro. Éder deu ótimo passe e deixou Cristovam na cara do gol, mas Fernando Castro saiu bem abafando e fez a defesa na finalização do lateral. 

Dois minutos depois, mais um susto para o Leão do Sul. Hélder recebeu bola enfiada, viu bem Fabinho entrando na grande área e fez o passe. O camisa 11, cara a cara com o goleiro do Hercílio, tirou demais e mandou para fora,só que o lance estava impedido. 

Pressão do Criciúma

Era pressão do Criciúma. Com 39 minutos no cronômetro, Fellipe Mateus apareceu mais uma vez. Ele dominou dentro da grande área e chutou cruzado. Fernando Castro fez a defesa e mandou para escanteio. 

Aos 41 minutos, outra chance boa para o Hercílio Luz. Arilson derrubou Renan Bressan próximo da grande área. Raynan cobrou com perigo, mas por cima do gol. Foi o último lance antes do intervalo. 

Hercílio Luz começa melhor no segundo tempo

Raul Cabral promoveu mudanças no Hercílio Luz nos primeiros minutos do intervalo e o Leão do Sul começou a segunda etapa melhor. Desligado, o Criciúma ia aceitando as investidas do adversário, que conseguiu balançar a rede, mas em lance anulado pela arbitragem. 

Aos 18 minutos da segunda etapa, Léozinho fez ótimo cruzamento nas costas de Rodrigo e André cabeceou sozinho para o gol. Os jogadores chegaram a comemorar,só que o VAR viu impedimento do centroavante hercilista. 

Jogo travado no segundo tempo

O gol anulado do Leão do Sul antes dos 20 minutos, demorou para deixar de ser a única boa chance do segundo tempo. Tanto que uma nova finalização perigosa veio somente aos 37 minutos, e foi pelo lado do Criciúma. Chrystopher, que entrou no segundo tempo, recebeu a bola no meio-campo e avançou sozinho até finalizar de fora da área em um chute sem muito risco ao gol do Hercílio Luz. 

O time tubaronense ainda teve mais duas chances antes do apito final. Primeiro aos 46 minutos. Da Silva cobrou a falta direto e a bola passou pela barreira do Criciúma e indo direto nas mãos do goleiro Alisson. Depois, já aos 50 minutos, Rafael Silva ficou muito perto de diminuir. Em um bate e rebate na área, ele se atirou de cabeça na bola, que saiu lentamente pela linha de fundo e perto da trave. No fim, 2 a 0 Criciúma no primeiro jogo da semifinal. 

Ficha técnica – Criciúma 2 x 0 Hercílio Luz

Competição:Semifinal (jogo de ida) - Campeonato Catarinense 

Data:Sábado, dia 25 de março de 2023 

Local:estádio Heriberto Hülse, em Florianópolis

Horário:16h30 

Público: 14.723

Renda: R$ 329.100,00

Arbitragem:O árbitro Rafael Traci comandou a partida. Eder Alexandre e Thiaggo Americano Labes foram os assistentes. Héber Roberto Lopes foi o árbitro assistente de vídeo, com Alex dos Santos de assistente na cabine. 

Cartão amarelo: Arilson, Hélder, Wallison Maia(CRI) Kaike, Rafael Lima e Wallace (HER)

Cartão vermelho: Não teve.

Gols: Éder (10’ 1ºT) e Fellipe Mateus (15’ 1ºT) (CRI)

 

Criciúma:

Gustavo (Alisson); Cristovam, Rodrigo, Wallison Maia e Hélder; Arilson (Léo Costa), Rômulo (Crystopher), Marcelo Hermes (Claudinho) e Fellipe Mateus; Fabinho e Éder (Lohan). 

Técnico: Cláudio Tencati

 

Hercílio Luz:

Fernando Castro; Cleiton, Rafael Lima, Wallace e Kaike; Igor Silva (Da Silva), Raynan (Léozinho), Jonathan Cabeça (Lucas Vital) e Renan Bressan (Davi Lopes); Anderson Ligeiro e André (Giovani).

Técnico: Raul Cabral