InternetData CenterAssinante

É campeão estadual! Criciúma derrota o Brusque e encerra jejum de dez anos sem títulos

Hélder foi o autor do gol que entregou a taça do Campeonato Catarinense ao Tigre
É campeão estadual! Criciúma derrota o Brusque e encerra jejum de dez anos sem títulos
Foto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus
Por Lucas Renan Domingos Em 08/04/2023 às 18:31

Fim de um jejum de uma década. Foram dez anos de espera e o intervalo de temporadas sem títulos do Criciúma chegou ao fim neste sábado, dia 8. No estádio Augusto Bauer, em Brusque, o Tigre voltou à hegemonia do futebol catarinense. Depois de vencer o jogo de ida por 1 a 0, o tricolor carvoeiro repetiu o placar no confronto de volta e levantou a taça do estadual.

O gol do título saiu somente aos 33 minutos do segundo tempo, deixando a torcida tricolor tensa durante boa parte do jogo, já que o 1 a 0 a favor do Brusque levava a decisão para os pênaltis. Só que Hélder, iluminado, saiu do banco de reservas no segundo tempo para fazer a alegria dos criciumenses. Foi ele o autor do chute que explodiu na trave defendida por Matheus Nogueira e depois estufou a rede do Brusque, garantindo o título ao Criciúma.

Pressão do Criciúma no começo de jogo

Em desvantagem, o Brusque se lançou ao ataque nos primeiros minutos de jogo. Só que levou um susto aos três minutos de bola rolando. Em uma escapada, Éder avançou e foi derrubado na área. Os jogadores do Criciúma pediram a penalidade, o lance foi revisado pelo VAR, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.

Quem acreditava que o Tigre ia se apoiar na vantagem do empate, se surpreendia com o time carvoeiro no início de partida. Com oito minutos, mais uma finalização do Criciúma. Claudinho aproveitou uma bola sobrada na intermediária e soltou o pé. O chute forte foi para fora, mas levantou o torcedor.


No primeiro tempo, Éder foi derrubado na área e jogadores do Criciúma pediram pênalti - Foto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus

E a equipe carvoeira seguia em cima. Com 12 minutos, Fabinho recebeu passe em profundidade pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para Éder. O camisa 23 pegou mal na bola e mandou para fora. No minuto seguinte, foi a vez de Éder servir. Ele viu Fellipe Mateus entrando na área e cruzou na cabeça do camisa sete, que testou para o chão e forçou Matheus Nogueira a fazer grande defesa.

Era 14 minutos do primeiro tempo quando o Tigre apareceu mais uma vez com perigo. Em jogada ensaiada de escanteio, Fellipe Mateus cobrou curto para Claudinho, que limpou o lance, invadiu a área e finalizou firme e cruzado. Matheus Nogueira mais uma vez espalmou para evitar o gol criciumense.

O Brusque não conseguia chegar no gol do Criciúma. Enquanto isso, o Tigre seguia finalizando. Com 28 minutos, a bola sobrou para Arilson na entrada da grande área e o volante tocou para Fabinho. Livre, o atacante entrou na área e finalizou de pé esquerdo, mas mandou para fora.

Marcelo Hermes e Gustavo salvam o Criciúma

Apesar das boas chances do Criciúma, o placar continuava fechado aos 30 minutos do primeiro tempo. Com 34 minutos no cronômetro, Claudinho fez a jogada pela direta e aproveitou sobra de bola para mandar chute de canhota. A bola passou sobre o gol. O Brusque chegou bem aos 35 minutos. Cléo Silva fez jogada individual pela direita, avançou e cruzou rasteirinho para a área. O goleiro Gustavo caiu no gramado para ficar com a bola.

Mas o placar quase foi aberto com 37 minutos e isso só não aconteceu porque Marcelo Hermes salvou o Criciúma. Jhemerson fez grande jogada, deixou quatro jogadores do Tigre na saudade e finalizou dentro da grande área. A bola já tinha passado pelo goleiro Gustavo e o lateral do Tigre apareceu para afastar em cima da linha.

Em uma jogada espetacular aos 39 minutos, foi a vez de Gustavo evitar o gol do Marreco. O Quadricolor levantou bola na área e Guilherme Queiroz desviou de cabeça. A torcida do Brusque já comemorava quando o goleiro do Criciúma se esticou todo para desviar com a ponta dos dedos e mandar para escanteio. O lance determinou o placar fechado no primeiro tempo.

Segundo tempo 

Na segunda etapa de partida, a primeira chance foi mais uma vez do Criciúma, com apenas um minuto. Primeiro Fellipe Mateus cobrou falta direto para o gol e Matheus Nogueira socou para afastar o perigo. Na sobra, a bola caiu nos pés de Marcinho dentro da área, que limpou o lance chutou fraco. O goleiro do Brusque caiu e fez defesa tranquila.

O Brusque não demorou a dar uma resposta. Com seis minutos, Everton Bala fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para o meio da grande área. Cléo Silva apareceu para finalizar, mas Wallison Maia, muito bem, se atirou na bola e desviou. Os atletas do Marreco pediram pênalti e arbitragem não aceitou. 

O Tigre quase conseguiu abrir o placar aos 17 minutos do segundo tempo. Marcelo Hermes cruzou e Éder desviou. O goleiro Matheus Nogueira apenas acompanhou com o olhar para ver a bola sair em linha de fundo. 


Placar se manteve fechado durante boa parte do jogo - Foto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus

Brusque carimba a trave

O Brusque esteve muito perto de igualar o placar no resultado agregado. Guilherme Queiroz apareceu sozinho no meio da grande área depois de bola rolada no meio da grande área aos 26 do segundo tempo. O atacante do Quadricolor finalizou bem e a bola tinha endereço. Gustavo desviou e o chute parou na trave. 

Era pressão do Marreco no segundo tempo. Com 30 minutos, Queiroz faz boa jogada, invadiu a área e bateu de perna direita. A bola desviou no pé de Rodrigo e, na sequência, a bola explode na mão do zagueiro. A arbitragem não viu intenção da zaga do Tigre em colocar a mão na bola e mandou o jogo continuar. 

Hélder faz o gol do título 

Se de um lado Gustavo salvava o Criciúma, Matheus Nogueira também fazia o mesmo do lado do Brusque. Arilson recebeu passe na entrada de pequena área aos 37 minutos do segundo tempo, limpou o lance e chutou. O goleiro do Marreco fez um milagre para defender.

Só que no lance seguinte, aos 33 minutos, não deu para o goleiro do Brusque. Hélder, que entrou no segundo tempo,  apareceu pelo lado esquerdo e soltou o pé em um chute cruzado. A finalização explodiu na trave e estufou a rede para fazer a festa da torcida carvoeira e o 1 a 0 no placar. Na reta final, a partida ficou truncada e o Brusque não conseguiu reverter a situação. Criciúma campeão!


Jogadores do Criciúma comemoram o gol do título - Foto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus

Ficha técnica para Brusque 0 x 1 Criciúma

Competição: Campeonato Catarinense, final (jogo de volta).

Data: Sábado, dia 8 de abril de 2023.

Local: Estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC).

Horário: 16h30.

Arbitragem: A decisão do Campeonato Catarinense teve arbitragem de Ramon Abatti Abel (Fifa), auxiliado por Alex dos Santos (CBF) e Thiaggo Americano Labes (CBF). O árbitro de vídeo (VAR) foi Heber Roberto Lopes, com Helton Nunes de auxiliar.

Cartão amarelo: Rodrigo Vasconcelos, Pedoca, Wallace, Rodolfo Potiguar (BRU); Arilson, Éder, Cristovam (CRI)

Cartão vermelho: Não teve

Gol: Hélder (33' 2ºT)

Brusque: Matheus Nogueira; Toty (Olávio), Everton Alemão, Wallace (C) e Alex Ruan; Rodolfo Potiguar, Rodrigo Vasconcelos (Thiago Alagoano) e Jhemerson; Everton Bala (Diego Mathias), Cléo Silva e Guilherme Queiróz (Lucas Poletto).

Técnico: Luizinho Santos

Criciúma: Gustavo; Claudinho (Cristovam), Rodrigo (C), Walisson Maia e Marcelo Hermes; Rômulo (Crystopher), Arilson, Marcinho (Hélder) e Fellipe Mateus; Fabinho (Léo Costa) e Éder (Lohan).

Técnico: Claudio Tencati