InternetData CenterAssinante

Tigre vai precisar brigar por títulos em 2023 se quiser se classificar para a Copa do Brasil de 2024

CBF alterou regulamento e não haverá mais critério de vagas pelo ranking de clubes
Tigre vai precisar brigar por títulos em 2023 se quiser se classificar para a Copa do Brasil de 2024
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Por Lucas Renan Domingos Em 27/12/2022 às 15:50

Até a Copa do Brasil de 2023 o Ranking Nacional de Clubes (RNC) era uma das possibilidades que as equipes brasileiras tinham para conseguir a vaga na competição. Foi assim que o Criciúma conquistou, na maioria das vezes, a sua classificação para o campeonato, mas a tarefa será mais árdua a partir de 2024.

Ao divulgar o regulamento de como será a disputa da Copa do Brasil de 2023, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou mudanças na forma de disputa de vagas para a competição milionária a partir da edição de 2024. O RNC não será mais válido como critério para definir os participantes.

Serão apenas duas as possibilidades para a classificação. São elas:

Critério 1: 12 (doze) vagas, para os clubes classificados para a CONMEBOL Libertadores de 2024, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro da Série B de 2023 e clubes complementares oriundos do Campeonato Brasileiro da Série A de 2023, respeitando a ordem da classificação final, caso seja necessário para se completar as 12 vagas;

Critério 2: 80 (oitenta) vagas, para os clubes classificados nas competições estaduais de 2023, excluídos os clubes já identificados no critério 1;

Ainda sobre o segundo critério, a CBF estipulou que a distribuição de vagas por Estado deverá seguir uma tabela com base no posicionamento de cada federação no Ranking Nacional de Federações de 2024. Veja abaixo:

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) está atualmente na sexta colocação do RNF, o que garantiria ao futebol catarinense três vagas para a Copa do Brasil. Pelo atual regulamento de competições, a FCF define se classificam para a Copa do Brasil o campeão e o vice-campeão do Campeonato Catarinense da Série A e o time que levar o título da Copa Santa Catarina.

Portanto, para jogar a Copa do Brasil de 2024, o Criciúma terá que ser campeão ou vice do Campeonato Catarinense ou disputar e ser campeão da Copa Santa Catarina ou ainda buscar o título do Campeonato Brasileiro da Série B.

Vaga em 2023 vai ser em sorteio

Ainda válida para a Copa do Brasil de 2023, a classificação pelo Ranking Nacional de Clubes tem gerado polêmica e o Criciúma está envolvida nela. Nessa segunda-feira, dia 26, a CBF informou que o Tigre e o Guarani possuem o mesmo número de pontos no RNC e que ambos estariam habilitados a ficar com a última das dez vagas via ranking. Mas o regulamento, ainda de acordo com a CBF, é omisso no caso de empate.

Para solucionar o problema, a Confederação Brasileira de Futebol definiu, então, que vai realizar um sorteio entre o Criciúma e o Guarani. A data, horário e local do sorteio ainda não foram definidos pela CBF.

Ambos os clubes entendem ter o direito de disputar a competição em 2023. O Tigre já anunciou que vai acionar a FCF para encontrar os caminhos para questionar a CBF sobre o critério adotado pela confederação. A diretoria do Tigre também não descarta uma judicialização da situação, caso seu departamento jurídico interprete que há embasamento para levar a disputa para a Justiça Desportiva.