InternetData CenterAssinante

STU National: skatistas elogiam pista de Criciúma e falam sobre a primeira competição da temporada

Seis atletas participaram da coletiva na manhã desta sexta-feira, dia 14
STU National: skatistas elogiam pista de Criciúma e falam sobre a primeira competição da temporada
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 14/01/2022 às 11:28

Criciúma é neste momento a capital do skate, pois a cidade está recebendo a primeira etapa do ano do STU National. Nesta sexta-feira, dia 14, os atletas Pâmela Rosa, Virgínia Fortes Águas, Rayssa Leal, Lucas Rabelo, Marcelo ‘Formiga’ e Kalani Konig conversaram com a imprensa e falaram sobre a competição e também da pista. Ainda participaram da entrevista coletiva o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e o presidente da Fundação Municipal Esportes (FME) de Criciúma, Neto Uggioni

A cidade recebe o evento de 13 a 23 de janeiro, no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi. “Uma etapa que muito importante e uma pista das melhores do sul do país. A cidade de Criciúma é conhecida pelo piso, azulejo e carvão, mas uma cidade que está sustentada por vários segmentos e agora voltada para o turismo. Este é o primeiro evento que estamos apostando para tornar a cidade mais conhecida”, destacou o prefeito de Criciúma. 

O presidente da FME destacou a importância da pista para a economia de Criciúma. “O prefeito tem sido um entusiasta do esporte e por isso está acontecendo novamente o STU. O pessoal já chegou na cidade e está utilizando a rede hoteleira e gastronômica. Ficamos felizes em receber este evento, pois estamos apostando no turismo do município”, comentou. 

Momento descontração 

A primeira pergunta da coletiva foi de Rayssa Leal. Por alguns minutos, ela deixou de ser skatista e virou jornalista e questionou como será a primeira etapa do ano para Virgínia Fortes. “Estou feliz depois de um ano e principalmente pelo ano de 2021. Teremos plateia aqui em Criciúma e estou bem feliz”, citou. 

Já Lucas Rabello afirmou que é incrível estar ao lado da nova geração. “Ele estão chegando forte e conseguimos ver as meninas avançadas e buscando a evolução todos os dias, assim como nós”. Marcelo Formiga completou “ não é só a galera mais nova, mas o pessoal mais velho orientando e estando junto. A melhor parte do skate é confraternização, para nós é importante a evolução”, acrescentou. 

Pâmela se consagrou bicampeão mundial em 2021 e falou sobre o atual momento. “O ano de 2021 foi muito bom para nós e também para o skate, muitos jovens começaram a praticar o esporte. Começar o ano muito bem faz diferença”, observou. 

Ao ser questionada sobre as manobras que fará em Criciúma, Pâmela foi enfática. “Tem muitas coisas que podemos fazer, vamos buscas  explorar os obstáculos e fazer manobras diferentes”, finalizou. 

 Sobre a Plataforma STU

O STU celebra a essência do skate, promovendo as principais competições de Street e Park da América Latina e do mundo, com os maiores nomes da atualidade, estimulando o desenvolvimento de cenas nacionais da cultura urbana, e gerando um impacto socioeconômico positivo e transformador por todo o Brasil, por meio de ações de inclusão social e construção e reformas de pistas.

A plataforma iniciou em 2017 e explodiu em 2018, com a consolidação do circuito brasileiro de skate até a formação da seleção brasileira, em 2019. Um marco na história do esporte, potencializando esse novo momento de representatividade nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Em 2021, foi criado o STU On Tour, campeonato digital e presencial, que se tornou um grande sucesso e revelou novos talentos da cena nacional. E o ano se encerrou com o STU OPEN RIO, com cobertura ao vivo no Tik Tok e no SporTV. Sucesso que se refletiu na Web: mais de 3 bilhões de páginas visitadas com mídias sobre o evento.

Muito mais que esporte, o STU acredita que o skate é rua, música, arte e estilo de vida. Um conceito de valorização das mais diversas manifestações urbanas regionais, para garantir ainda mais visibilidade à cena da cultura local, encontrada nas cidades por onde os eventos passam.

Programação 

14/01 (sexta): Eliminatórias

15/01 (sábado): Semifinais

16/01 (domingo): Finais

- Modalidade Park Feminino e Masculino

20/01 (quinta): Treinos oficiais

21/01 (sexta): Eliminatórias

22/01 (sábado): Semifinais

23/01 (domingo): Finais