InternetData CenterAssinante

Mesmo sob pressão carvoeira, Vasco vence o Criciúma com gol de pênalti no Majestoso

Equipe do Rio de Janeiro garantiu o resultado no início do primeiro tempo
Mesmo sob pressão carvoeira, Vasco vence o Criciúma com gol de pênalti no Majestoso
Foto: Rafaela Custório / Portal Engeplus
Por Amanda Garcia Ludwig Em 09/07/2022 às 18:40

Diante do maior público dos últimos anos no estádio Heriberto Hülse, o Criciúma enfrentou o Vasco da Gama na tarde deste sábado, dia 9. A partida foi válida pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Tigre, que não perdia há três jogos na competição, viu o adversário vencer por 1 a 0 com gol de pênalti.

O resultado, no entanto, não fez jus ao jogo, já que o Criciúma esteve melhor em campo durante todo o jogo. Segundo avaliação do comentarista do Tabelando/Engeplus Emerson Crippa, a última vez que o Vasco teve uma finalização no jogo, por exemplo, foi aos 24 minutos do primeiro tempo. Ao longo de toda a segunda etapa, Tigre apareceu mais na partida.

O primeiro tempo

A rede balançou no Majestoso logo no começo do primeiro tempo, após Andrey cruzar uma bola que encostou no braço de Kadu. Ranieri bateu e mandou a bola para o fundo da rede de Gustavo aos oito minutos de partida. 

O restante do primeiro tempo mostrou, no entanto, que o gol foi quase um acidente, se pensado no contexto geral da partida. Ainda que o visitante tenha conseguido mais finalizações, o Criciúma não se deixou abalar e avançou para o ataque, pressionando a equipe do Rio de Janeiro.

Além do gol, algumas jogadas tiveram destaque na primeira etapa da partida. Aos 17 minutos a torcida vibrou com jogada de Arilson, que deu trabalho para o goleiro Thiago Rodrigues. Já Gustavo deu um show de defesa após uma jogada de Riquelme e Raniel aos 26 minutos. Foi aí que o Vasco quase ampliou o placar.

Pouco depois, Caio Dantas precisou de atendimento médico após levar uma cabeçada. O torcedor reclamou, mas algum tempo depois, o jogador conseguiu voltar para os gramados. Para finalizar os primeiros 45 minutos, o Tigre quase garantiu o empate após um contra-ataque de Marquinhos Gabriel. Ele tentou chutar para o gol, mas Yuri tirou do perigo.

“O Criciúma melhorou bastante após os 25 minutos desse primeiro tempo. Foi uma etapa marcada por muitas faltas”, destacou o comentarista do Tabelando/Engeplus, Emerson Crippa.

O segundo tempo

As equipes voltaram a campo após o intervalo sem muitas alterações. O Criciúma, no entanto, retornou decidido a pressionar a equipe adversária, o que cumpriu. A marcação foi tão forte que a equipe adversária quase não chegou ao gol de Gustavo na segunda etapa. 

Aos 16 minutos de partida, o técnico Maurício Souza substituiu três jogadores ao mesmo tempo, para tentar mudar o rumo da partida. O primeiro chute a gol do Criciúma veio aos 19 minutos, com Arilson, que roubou uma bola na intermediária, avançou e mandou para o gol. Passou raspando no travessão.

Apesar de ter pressionado a equipe adversária e apresentado mais oportunidades ao longo do segundo tempo, não deu para o Criciúma, que viu o Vasco terminar a partida recuado e trabalhando a defesa. Deu certo para eles, que levaram a vitória para casa.

Show da torcida

Quem deu show no Heriberto Hülse foi seu tradicional 12º jogador. No total, 19.219 torcedores ocuparam as arquibancadas do Majestoso para apoiar a equipe carvoeira. Veja um vídeo feito pelo Portal Engeplus:

 

Ficha técnica: Criciúma 0 x 1  Vasco

Local: Estádio Heriberto Hūlse, em Criciúma

Data: Neste sábado, dia 9

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden, com auxílio de Leirson Peng Martins e Michael Stanislau.

Público: 19.219

Renda: R$ 668.480,00

Cartão amarelo: Marcelo Hermes (Cri); Figueiredo, Thiago Rodrigues (Vas)

Gols: Raniel, aos 8’1T (Vas); 

 

Criciúma

Gustavo, Cristovam (Claudinho), Rodrigo, Kadu, Marcelo Hermes (Hélder), Léo Costa (Rômulo), Arilson, Marquinhos Gabriel, Lucas Xavier (Lohan), Fellipe Mateus (Renan Bressan), Caio Dantas.

Técnico: Cláudio Tencati

 

Vasco

Thiago Rodrigues, Léo Matos, Quintero, Anderson Conceição, Riquelme (Luiz Henrique), Yuri Lara, Andrey dos Santos (Zé Gabriel), Palacios (Matheus Barbosa), Figueiredo (Zé Santos), Raniel (Getúlio), Erick.

Técnico: Maurício Souza