InternetData CenterAssinante

Confira o que disseram os vencedores do street no STU National em Criciúma

Skatistas conversaram com a reportagem logo depois das finais
Confira o que disseram os vencedores do street no STU National em Criciúma
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 18/01/2022 às 16:25

A primeira metade da etapa de Criciúma do STU National foi finalizada com a definição dos campeões do street no último domingo, dia 16, no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi. Após a disputa, o Portal Engeplus ouviu os skatistas destaques da competição, entre eles Pâmela Rosa, Lucas Rabelo, Gabi Mazetto, Wilton Souza e Dudu Neves. 

Embora o forte calor durante o final de semana, com temperaturas próximas dos 40°C, a etapa de Criciúma foi um sucesso na opinião dos atletas, sobretudo pela participação ativa do público e em função da qualidade da pista. Lucas Rabelo foi o campeão entre os homens e agradeceu a vibração das arquibancadas durante as manobras.


Fadinha comemorou o título após acertar a última manobra. (Fotos: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus)

Na etapa de 2021, o cearense ficou em 4º lugar, com 26.48 pontos. Neste ano, a primeira colocação na SuperFinal foi garantida com 23,33 de pontuação. “Estou feliz demais em poder estar mais uma vez em Criciúma e levar o primeiro lugar para casa. Estava com saudade dessa vibe da galera que está sempre motivando a agente a acertar as manobras, independente de quem seja. O evento foi animal, independente do calor e da chuva, a gente se divertiu muito e andou muito de skate”, avaliou.

Rabelo ganhou ainda o BV Best Trick, prêmio de melhor manobra da etapa, um Frontside 270° to s/s Backside tail reverse. Já entre as meninas, quem levou foi a paulista Marina Gabriela. “Estamos aqui no STU, pela segunda vez participando em Criciúma, gosto bastante da cidade. Última vez estava com chuva e agora está um 'solzão' estralando, mas é muito legal estar aqui de novo”, disse a skatista, que mandou Flip over the rail. Ela ficou em 4° lugar na classificação do street.

A primeira do ano

Entre as mulheres, quem levou a melhor foi Rayssa Leal. O título foi garantido apenas na última manobra, superando Pâmela Rosa, a segunda colocada no evento. Rayssa não foi autorizada a conversar com a reportagem, mas avaliou a conquista em entrevista nos canais oficiais do STU National.

“Foi um fim de semana maravilhoso com todos os skatistas juntos, divertido demais. Acabou que esse ano começou em Criciúma de novo e mais uma vez com o título. Na última manobra, lembrei que a Letícia (Bufoni) e o Felipe (irmão) me disseram para confiar no meu flip. Foi o que fiz e deu certo. Quero aproveitar para dedicar essa conquista à minha mãe, que não pôde vir dessa vez, e à Imperatriz, minha cidade”, disse Rayssa.

Ao Portal Engeplus, a segunda colocada avaliou a sua participação na etapa de Criciúma e afirmou que o ritmo tende a aumentar no decorrer da temporada. Confira o vídeo:

Bons resultados em Criciúma

Embora Lucas Rabelo tenha ficado com o título, Wilton Souza e Dudu Neves, segundo e terceiro colocados, também fizeram bonito na SuperFinal do street masculino. Wilton somou 21,92 pontos e saiu satisfeito do evento. “Tive a oportunidade de ficar em segundo lugar e só tenho que agradecer o público que compareceu e que estava naquela energia positiva. Aqui é quente pra caramba, em Criciúma o bixo pega, mas mesmo assim deu para se divertir e ver que as coisas podem cada vez melhorar mais. A pista está aprovada”, disse.

Dudu somou 20,48 pontos. Esta não é a primeira vez que ele sai com troféu da Capital do Carvão. No ano passado ficou em segundo, atrás apenas de João Lucas Alves, que neste ano encerrou a participação na quarta colocação. “Estou ‘felizão’ com o terceiro lugar, de novo em Criciúma. Fez um ‘calorzão’, ano passado choveu, mas mesmo assim aconteceu o evento. Muito bom poder ver a rapaziada logo no início do ano, essa vibe com público, muito irado. Criciúma, mais uma vez muito obrigado”, agradeceu.

Carinho do público

Após a SuperFinal, os skatistas retribuíram o carinho dos criciumenses distribuindo autógrafos e fazendo aquela tradicional selfie com os fãs. Umas das mais requisitadas foi Gabi Mazetto (foto acima), que ficou na terceira colocação apresentando muita velocidade nas manobras.

Foi justamente com Gabi que aconteceu um exemplo de fair play. Enquanto realizava sua apresentação, um skate atravessou a pista tirando a concentração de Gabi. Na manobra seguinte, ela errou. Então as próprias rivais pediram o reinício da volta para que ela tivesse uma nova oportunidade. O pedido foi reverberado nas arquibancadas e aceito. Na segunda tentativa, ela acertou a manobra e comemorou com o público. “Acabou o STU em Criciúma, fiquei na terceira colocação. Obrigado a todos pela torcida e espero voltar em breve”, ponderou.

Abaixo, confira os vídeos e o que disseram também os skatistas Júlio Cesar Zanotti, quinto colocado entre os homens, e Virginia Fortes Águas, que ficou na sexta colocação entre as mulheres. Também a classificação das duas SuperFinal e a galeria de fotos. 

RESULTADO SUPERFINAL STREET FEMININO

1 – Rayssa Leal – 15,24
2 – Pâmela Rosa – 14,08
3 – Gabriela Mazetto – 9,38
4 – Marina Gabriela – 8,87

RESULTADO SUPERFINAL STREET MASCULINO

1 – Lucas Rabelo – 23,33
2 – Wilton Souza – 21,92
3 – Eduardo Neves – 20,48
4 – João Lucas Alves – 18,37