InternetData CenterAssinante

Criciúma x Ponte Preta: apenas a vitória interessa

Equipes entram em campo na noite desta quinta-feira, dia 9, às 19 horas
Criciúma x Ponte Preta: apenas a vitória interessa
Foto: Ponte Press/Fábio Leoni/Arquivo
Por Rafaela Custódio Em 08/04/2021 às 09:23

O Criciúma entra em campo nesta quinta-feira, dia 8, às 19 horas, para encarar a Ponte Preta no estádio Heriberto Hülse, buscando a primeira vitória na temporada. A equipe carvoeira não vence desde outubro de 2020, ainda pela Série C do Campeonato Brasileiro. Na atual temporada, são nove jogos com quatro derrotas e cinco empates. Além disso, o Tigre não vence a Macaca há 17 anos. A última vitória tricolor contra os paulistas foi em 2004, pela Série A, por 3 a 1, em confronto disputado no Majestoso.

Em caso de empate, a disputa entre Tigre e Macaca irá para os pênaltis. Quem vencer, conquista a classificação e coloca no caixa mais R$ 1,7 milhão, além de R$ 1,2 milhão já conquistados.

Criciúma

A dupla Wilsão e Lalo, que comandam o Criciúma interinamente, buscaram trabalhar o psicológico dos atletas visando reverter a situação negativa que vive no Campeonato Catarinense, já que é lanterna na competição estadual e precisa virar a chave para disputar o campeonato nacional. 

“Fazer os atletas acreditarem que é possível, manter o foco, os treinamentos. Estamos diariamente conversando com eles para fazer acreditarem que é possível. Nos treinamentos, estamos corrigindo alguns detalhes que analisamos no último jogo e, consequentemente, em cima disso, manter a direção do objetivo que é passar na Copa do Brasil”, pontuou Wilsão.

O técnico interino não revela qual time colocará em campo, mas adianta que pode haver mudanças na escalação. “Deve ter mudanças, não por conta do adversário, mas pelo que a gente viu no último jogo”, disse. Em caso da conquista da classificação, Wilsão acredita que a equipe também terá um novo ânimo para tentar se livrar do rebaixamento no estadual. “Sempre é importante ganhar um jogo desse naipe. É um ponto muito favorável se a gente vencer, porque, com certeza, deixa os jogadores mais tranquilos e isso pode influenciar”, finalizou.

Provável escalação: Gustavo; Claudinho, Alemão, Philipe Maia e Helder; Adenilson, Moacir, Eduardo e Pedrinho; Gabriel Silva e Uilliam Barros

Ponte Preta 

O último jogo da Ponte Preta foi no dia 13 de março, na vitória por 1 a 0 diante do Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista. Apesar de ter entrado em campo há quase um mês, o técnico Fábio Moreno garantiu foco total no Criciúma. “A gente sofreu uma série de dificuldades, mas tivemos um período bom de preparação, apesar de não termos contado com todos os jogadores o tempo todo, pois muitos estavam se recuperando da Covid-19, então tivemos que fazer um ajuste para todos chegarem na melhor condição possível", comentou. 

O comandante da Macaca afirmou que a equipe está sem ritmo de jogo, mas treinando muito forte. "É um desafio contra um adversário que está com dificuldades no estadual e, por isso mesmo, deve jogar todas as fichas nesse jogo. Acredito, porém, na nossa preparação. Treinamos bastante, com muita qualidade, e vamos muito confiantes em busca da classificação”, declarou.

Provável escalação: A provável escalação da Ponte tem Ygor Vinhas, Apodi, Luizão, Ruan Renato e Yuri; Barreto e Dawhan (Locatelli); Pedrinho, Camilo e Moisés; João Veras.

Retrospecto 

O confronto válido pela segunda fase da Copa do Brasil será o 20º entre as duas equipes. O Tigre não leva nenhuma vantagem no duelo. São duas vitórias, seis empates e 11 derrotas. O Criciúma marcou 16 gols e sofreu 33. A última vitória tricolor foi em 2004, pela Série A, por 3 a 1, em confronto disputado no Majestoso. Desde 2004, foram 15 encontros entre Criciúma e Ponte Preta, período com dez vitórias da equipe paulista e cinco empates. 

Arbitragem 

O árbitro da partida será Paulo César Zanovelli. Ele será auxiliado por Felipe Alan Costa de Oliveira e Celso Luiz da Silva. O trio é de Minas Gerais.
 
Transmissão 

A equipe Tabelando transmite o confronto pelo Facebook do Portal Engeplus. Mateus Mastella comanda a equipe que conta com Fabrício Júnior no plantão, Emerson Crippa nos comentários. Ronald Cipriani na técnica.