InternetData CenterAssinante

'A prioridade é o Tencati', avisa diretor executivo do Tigre

Em entrevista ao Debate Tabelando, Juliano Camargo falou sobre o planejamento do clube
'A prioridade é o Tencati', avisa diretor executivo do Tigre
Foto: Rafaela Custódio / Arquivo Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 02/12/2021 às 07:51

Visando 2022, o Criciúma já resolveu a situação da presidência e renovou os contratos de alguns atletas, mas ainda não tem a definição do treinador. Entretanto, no que depender de Juliano Camargo, diretor executivo do clube, Cláudio Tencati seguirá no posto. O técnico, que completa 48 anos no próximo domingo, dia 5, assumiu o comando da equipe na reta final da Série C do Campeonato Brasileiro, após a demissão de Paulo Baier, e participou da campanha do acesso à segunda divisão nacional.

“A prioridade é o Tencati. Claro que converso com muita gente, eu tenho um banco de dados, como a gente já tinha quando houve a troca do Paulo, mas o importante pra nós era saber o que a gente queria, por isso que a gente já tinha o perfil de treinador muito claro, e aí tivemos a felicidade de encontrar e oportunizar a vinda do Tencati. Nosso foco total é na renovação dele porque a gente acredita que é o melhor perfil, já está adaptado e já conhece o clube”, afirmou Camargo, em entrevista ao Debate Tabelando de quarta-feira, dia 1.

Tencati dirigiu o Criciúma em cinco partidas na Série C, com duas vitórias, dois empates e uma derrota, terminando a competição com o acesso à Série B junto de Ituano, Tombense e Grêmio Novorizontino.

Montagem do elenco

O dirigente carvoeiro ainda falou das dificuldades para montar o elenco para a temporada 2022. Como o Criciúma terá de jogar a segunda divisão do Campeonato Catarinense, os primeiros meses do ano serão voltados apenas para treinamentos e as fases iniciais da Copa do Brasil. Ainda assim, a diretoria já conseguiu renovar com os zagueiros Rodrigo e Zé Marcos e com os meio-campistas Renan Areias e Arilson.

Arilson, Renan Areias e Zé Marcos têm contrato prorrogado com o Tigre, mostra BID​
Criciúma confirma renovação com o zagueiro Rodrigo

“A gente tem uma dificuldade enorme por questão do calendário, que infelizmente nos atrapalhou bastante nesse planejamento”, antecipou Camargo. “Nosso trabalho é muito pautado no modelo de jogo, característica de atleta. Às vezes, a gente não se preocupa tanto com o nome do atleta, mas, sim, com a característica dele. Também conta o currículo, é lógico, mas eu acredito muito no dia a dia, no desenvolvimento do trabalho diário, do treinador e da comissão técnica em potencializar esses atletas”, completou.

Apesar disso, Camargo espera ter um grupo cheio de atletas já no começo do ano para defenderem o clube durante toda a temporada. “É por acreditar bastante que o dia a dia faz a diferença que o quanto antes esses atletas estiverem aqui, será melhor. Infelizmente, a gente perde porque tem muitos campeonatos estaduais que são competitivos e aí a gente acaba tendo um poder a menos para negociar. Mas, mesmo assim, eu agradeço aos atletas pela receptividade deles. Eles estão nos ajudando também porque eles entenderam essa realidade que nós temos de janeiro até março”, contou o dirigente.

A reapresentação dos atletas, a princípio, ocorrerá no dia 10 de janeiro e Camargo estima a presença de pelo menos dez jogadores formados no clube para integrarem o plantel principal.

Série B

O diretor executivo do Criciúma, Juliano Camargo, também falou do planejamento para a Série B do Campeonato Brasileiro e manteve os pés no chão. A avaliação do dirigente é de que o Tigre deve entrar na competição, primeiramente, pensando em se manter na segunda divisão. “É essa a nossa realidade. A gente não pode mirar o Grêmio, se caso aconteça de caírem, eu acho que esse não será o nosso adversário. Nós temos que ter muito pé no chão, muita consciência do que a gente está fazendo. O Criciúma acabou de subir para a Série B. Então, o nosso foco é, no mínimo, permanecer na Série B”, finalizou.

Leia mais sobre: