InternetData CenterAssinante

Roberto Cavalo esboça time para enfrentar o Brusque e quebrar tabus nesta segunda-feira

Tigre ainda não venceu fora de casa na Série C e desde 2017 não supera o Quadricolor
Roberto Cavalo esboça time para enfrentar o Brusque e quebrar tabus nesta segunda-feira
Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C
Por Thiago Hockmüller Em 04/10/2020 às 17:54

O Criciúma enfrenta nesta segunda-feira, dia 4, o clássico regional contra o Brusque, pela Série C do Campeonato Brasileiro. O rival é líder do grupo B, com 19 pontos, e tem a melhor campanha entre os 20 times da competição. Já projetando o duelo, o técnico Roberto Cavalo concedeu entrevista neste domingo, dia 4, e praticamente confirmou os titulares que entrarão em campo para tentar a primeira vitória fora de casa neste brasileirão.

A principal dúvida está na lateral-direita. Carlos César se recupera da Covid-19 e ainda não tem condições de jogo. Victor Guilherme sofreu cartão vermelho contra o Tombense e também está fora. A tendência, segundo Roberto Cavalo, é que o volante Christofer atue improvisado no setor. 


Foguinho e Eduardo estão de volta ao meio-campo do Criciúma. 

“Ainda há uma dúvida, justamente na lateral-direita, mas o time está praticamente definido. Conversamos com o Eduardo, junto com Foguinho e o Christofer, os três que são mais volantes. Pelo entrosamento da equipe, com os três jogando muito tempo juntos, treinamos com Christofer na lateral-direita e provavelmente ele vai jogar”, explicou.

Com a explicação do comandante carvoeiro, aliada ao retorno de Foguinho e Eduardo, o time deve entrar em campo com Agenor; Christofer, Carlos Alexandre, Maurício e Bruno Oliveira; Eduardo, Foguinho e Léo Ceará; Jean Lucas, Michel e Andrew. 

Cabe lembrar que o Tigre ainda não terá Vitão, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, além de Paulo Gianezini, Rodrigo Milanez, Carlos César, Kaike, Adenilson, Alisson Taddei e Jean Dias, todos com Covid-19 ou em recuperação física, após um breve período em tratamento da doença.

Duplo tabu 

O Criciúma terá dois tabus para quebrar nesta segunda-feira, diante do atual campeão da Série D. Um deles é encontrar a primeira vitória fora de casa na competição. Até agora são dois empates e duas derrotas, com cinco gols sofridos e apenas dois marcados - ambos no 2 a 2 com o Ituano.

A campanha fora do Heriberto Hülse tem sido justamente o freio do Tigre dentro da competição, já que em casa o time soma três vitórias e um empate. Foram nove gols marcados e três sofridos. “Superação é a palavra certa. Quando não dá na técnica, com a dificuldade com jogadores fora, temos que buscar a superação porque tá na hora de buscar a vitória fora de casa, que não conseguimos ainda no brasileiro”, argumentou Roberto Cavalo.

O segundo tabu a ser quebrado nesta segunda-feira é justamente o retrospecto contra o adversário. A última vitória do Criciúma sobre o Brusque foi em 2017, um sonoro 4 a 0 pelo Campeonato Catarinense. De lá para cá, são três empates e três derrotas. 

A fase das equipes também contrastam. Enquanto o Criciúma não conquista títulos desde 2013, quando foi campeão estadual, o Brusque está em ascensão: campeão da Série D e bicampeão da Copa Santa Catarina em 2019, e campeão da Recopa Catarinense e vice-campeão estadual em 2020. 

Outro ponto é que o time está invicto jogando no Augusto Bauer e a única derrota na Série C foi para o São José, em Porto Alegre. “Pelo momento que ainda vive o Brusque. Desde a Série D do Brasileiro, liderando o Brasileiro (campanha atual), foi bem na Copa do Brasil. O que nos preocupa bastante é esse momento, mesmo que com desfalques ainda está bem”, avaliou Roberto Cavalo.

Brusque e Criciúma se enfrentam a partir das 20 horas, no estádio Augusto Bauer, em Brusque.