InternetData CenterAssinante

Com cinco prefeitos eleitos na região carbonífera, presidente do MDB comemora e planeja futuro

Partido elegeu 96 prefeitos e 67 vices em Santa Catarina
Com cinco prefeitos eleitos na região carbonífera, presidente do MDB comemora e planeja futuro
Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados
Por Rafaela Custódio Em 20/11/2020 às 11:28

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) elegeu cinco prefeitos entre os 12 da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). As cidades de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Orleans, Lauro Müller e Treviso serão comandadas por prefeitos ligados ao partido. 

O presidente do MDB-SC, Celso Maldaner, comemorou os resultados, mas garantiu que o momento é de trabalho e principalmente foco entre os prefeitos reeleitos e os que assumirão o cargo em 2021. “Vencemos em cinco cidades. Mas em Criciúma ficamos em segundo lugar. Em Içara, o partido se dividiu e perdemos a eleição. Já em Siderópolis, tínhamos certeza que ganharíamos e deu zebra. Forquilhinha não tínhamos chance e por isso não fomos para eleição. Na cidade de Morro da Fumaça também fomos derrotados e fiquei muito triste”, declarou em entrevista ao jornalista Eduardo Madeira.

Em Lauro Müller,  Saionara e Soraya administrarão a cidade a partir de 2021. Será a primeira vez que o município terá uma mulher como prefeita. “A mulher ela tem mais sensibilidade e empatia e tenho certeza que a Saionara e Soraya darão orgulho aos cidadãos. Na próxima semana, estarão em Brasília e elas farão um grande trabalho e não tenho dúvidas”, analisou. 

Maldaner afirmou que ficou surpreso com a vitória em Treviso, porém durante a campanha sentiu o clima favorável. “Com toda certeza nossa responsabilidade aumentou muito. O Sul catarinense terá um olhar mais carinhoso com os prefeitos que se elegeram”, comentou 

O presidente do partido ainda elogiou o atual prefeito de Orleans, Jorge Koch. O trabalho que ele fez foi exemplar e a comunidade reconheceu o esforço e com certeza ele será um excelente prefeito novamente”, citou. Ele ainda falou sobre a reeleição de Jairo Custódio em Balneário Rincão, isto porque o atual prefeito foi o mais bem votado em Santa Catarina. 

Apesar de eleger cinco prefeitos na região carbonífera, Maldaner afirmou que a meta era maior. “O meu objetivo era eleger 120 prefeitos em Santa Catarina, não chegamos onde queríamos, mas ainda é o dobro de outros partidos. Tenho consciência tranquila e estou satisfeito, mas a pandemia prejudicou as eleições”, pontuou.  O MDB elegeu 96 prefeitos, 67 vices e 823 vereadores em Santa Catarina.  

Leia mais sobre: