InternetData CenterAssinante

Unesc entrega certificados à primeira turma do Curso de Formação de Lideranças Comunitárias

Concluintes aproveitaram o encontro para entregar à reitora título de Amiga da Comunidade
Unesc entrega certificados à primeira turma do Curso de Formação de Lideranças Comunitárias
Foto: Mayara Cardoso/Agecom Unesc
Por Redação Engeplus Em 10/04/2024 às 11:21

O aprendizado conquistado por 66 lideranças comunitárias de Criciúma ao longo dos últimos meses foi celebrado, na noite dessa terça-feira, dia 9, com a cerimônia oficial de entrega de certificados da primeira turma da Escola de Lideranças, projeto realizado por meio da Unesc em parceria com a União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC). Pessoas de diferentes idades, profissões e bairros estiveram juntas ao longo de sete módulos de aprendizagem, por meio dos quais foram capacitados de forma teórica e prática para contribuírem ainda mais ativamente nas comunidades nas quais estão inseridos.

O resultado do projeto de Extensão iniciado em junho de 2023 ficou evidente a quem prestigiou a noite de conclusão. Lideranças entrosadas, empoderadas, empolgadas por ainda mais conhecimento. Tudo isso, conforme a turma, foi motivo para a homenagem entregue à reitora Luciane Bisognin Ceretta, concedendo à liderança universitária o título de Amiga da Comunidade.

Conforme Luciane, este é dos títulos que mais lhe enche de alegria, por representar algo que está intrínseco na atuação enquanto enfermeira, gestora e educadora: o contato com a comunidade. “Eu iniciei minha atuação junto de algumas lideranças como essas que estão aqui hoje. Trilhei muitos desses caminhos e reconheço o valor das lutas empenhadas por eles em nome dos seus pares. Ser reconhecida como Amiga da Comunidade me traz o sentimento de que estou no caminho certo também nas batalhas que empreendo em nome da educação”, apontou.

O momento vivenciado pelas dezenas de pessoas presentes, conforme a reitora, marca a chegada de um novo tempo para as comunidades. “Um momento em que as lideranças passam a ter ainda mais clareza de direitos e deveres enquanto cidadãos, os caminhos necessários para buscar reivindicações, as formas de trabalhar de forma mais profissional em seus espaços para de fato transformar realidades. Tenho certeza que eles já estão olhando as questões com olhares diferenciados. É assim que podemos potencializar as nossas ações em nome do coletivo”, acrescentou Luciane.

Para uma das lideranças concluintes do curso de Lideranças Comunitárias, Nair Ronchi Nazário, do bairro São Luiz, essa foi uma excelente forma encontrada para levar o conhecimento para todos os bairros. “Valeu muito a pena. Nós agradecemos muito a oportunidade. Aprendemos muito e isso é gratificante”, destacou.

Conforme adiantou a reitora, a iniciativa que já é sucesso deve ser levada adiante para não apenas abrir novas turmas de lideranças, mas também seguir capacitando esta turma em uma segunda etapa de conhecimentos.

A primeira turma de lideranças formada pelo projeto contou com aulas aos sábados pela manhã, abrangendo temáticas como políticas públicas e participação; organização do Estado, Município; proteção ao meio ambiente e sustentabilidade; Sistema Único de Saúde (SUS), educação e assistência social (SUAS); gestão de pessoas e comunicação assertiva; Lei Geral de Proteção de Dados; comunicação interpessoal; produção de conteúdo para redes sociais, projetos de captação de recursos; planejamento e finanças pessoais e inclusão econômica.

Colaboração: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc