InternetData CenterAssinante

Pela segunda vez, Estado lança licitação para construção de muro de contenção em escola de Orleans

Em 2022, parte do terreno da unidade ficou prejudicado após deslizamento de terra
Pela segunda vez, Estado lança licitação para construção de muro de contenção em escola de Orleans
Foto: Divulgação
Por Lucas Renan Domingos Em 28/02/2024 às 18:58

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) relançou o edital para a contratação de uma empresa para executar a obra do muro de contenção da Escola de Educação Básica Costa Carneiro, em Orleans. Parte da estrutura está interditada desde maio de 2022, após o deslizamento de um barranco por conta das fortes chuvas.

Depois da contratação do projeto, o primeiro edital para definir a empreiteira que executará a obra foi lançado em dezembro de 2023, com abertura dos envelopes em janeiro deste ano. Só que a concorrência foi declarada deserta, depois de não haver manifestação de interessados em assumir a obra. Diante disso, a licitação foi relançada com previsão de abertura para o dia 5 de abril. Caso novamente não haja interessados mais uma vez, a contratação acontecerá por dispensa de licitação.

Na área onde ocorreu o deslizamento será erguido um muro de contenção. Com o solo estabilizado, ocorrerá o aterramento entre a estrutura e a escola, onde também será construído um estacionamento.

Aulas continuam

Desde a queda de parte do barranco, a estrutura da escola vem sendo monitorada pela Defesa Civil. As aulas no local seguem normalmente, com o isolamento das salas mais próximas de onde ocorreu o desmoronamento.

“São alunos do 1º ao 9º ano que são atendidos na escola. As turmas estão todas bem organizadas e não há prejuízo algum aos alunos”, garantiu a coordenadoria regional de Educação, Ronisi Guimarães. A obra está orçada em R$ 1,1 milhão.