InternetData CenterAssinante

Colégio Satc voltará a receber alunos de modo presencial

Aulas também ocorrerão de forma remota, mas 90% optou pelo retorno dos estudantes
Colégio Satc voltará a receber alunos de modo presencial
Foto: Filipe Gabriel
Por Redação Engeplus Em 08/02/2021 às 09:00

As aulas do ensino infantil ao ensino técnico no Colégio Satc iniciaram nesta segunda-feira, dia 8, de modo presencial. O Colégio adotou medidas para receber alunos com segurança, mas cada família pôde optar entre as aulas remotas e presencias. Conforme levantamento realizado pela equipe pedagógica, retornaram às aulas presenciais 90% dos alunos na unidade da Criciúma e 95% em Turvo.

Neste ano, as aulas no Colégio Satc iniciaram mais cedo, pois os professores retomarão alguns conteúdos do ano passado que são base para o ano de 2021. “Sabemos que alguns alunos tiveram mais dificuldade durante o ano letivo de 2020 e não queremos que eles sejam prejudicados”, ressalta a
coordenadora geral do Colégio Satc, Izes Beloli.

Além disso, em março será lançado o Projeto Simplifica, que vai servir de apoio nessa retomada para que alunos possam tirar dúvidas e ampliar o conhecimento. Serão realizadas monitorias para atender as necessidades de cada estudante e acolher os alunos novos.

Aulas presenciais e remotas: As aulas acontecem de forma presencial e também no modo remoto, para pais que ainda não se sintam confortáveis em mandar os filhos para a escola. Quem optou pelo presencial, deverá ir para o colégio todos os dias. Entretanto, para turmas que ultrapassem a quantidade
máxima de alunos permitidos por sala, será realizado um revezamento semanal.

Ensino infantil: Todas as crianças do ensino infantil podem retornar às aulas presenciais. O Colégio tem capacidade para receber 100% dos alunos. Para os pais que não se sintam seguros em encaminhar as crianças para a escola, são oferecidas atividades de forma online.

Ensino fundamental (anos iniciais): Todos os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental podem participar das aulas de forma presencial, sem a necessidade de um revezamento. As aulas voltaram a acontecer em período normal, das 13h15min às 17h30min, tanto presencial quanto de forma remota.

Ensino fundamental (anos finais), ensino médio e cursos técnicos: A divisão das turmas por sala está acontecendo conforme a quantidade de alunos que optaram pelo ensino presencial. Caso o número ultrapasse a capacidade permitida para respeitar o distanciamento de 1,5 metro, será realizado um escalamento semanal dos alunos. No escalamento, a turma é dividida e a cada semana um grupo participa das aulas de forma presencial. Os outros grupos, neste período, participam de forma remota. Nos dois casos, as aulas ocorrem das 7h30min até as 11h40min e à tarde, nos cursos técnicos, das 13h15min até as 17h30min. O aluno pode optar por fazer o ensino médio de forma remota e o técnico de forma presencial, ou vice-versa. As aulas noturnas da primeira fase dos cursos técnicos iniciam apenas no dia 22 de fevereiro.

Unidade de Turvo: Todos os alunos do 1º ao 5º ano podem ir para o colégio de forma presencial. Já alunos do 6º ano ao Terceirão participam de revezamento semanal, conforme a quantidade de alunos de cada turma. Provas e avaliações: Todas as provas e avaliações continuarão sendo realizadas de forma remota, mas professores também desenvolverão atividades avaliativas para quem está presencial. Todas as provas acontecerão em um horário após as aulas, que serão agendados previamente. 

Materiais escolares: Os alunos novos devem adquirir todos os itens da lista de material escolar. Aqueles que já são alunos, não precisaam comprar todos da lista, pois alguns já comprados não foram utilizados no ano passado. As listas de algumas turmas também foram revistas e enxugadas, de acordo com
aquilo que já tem no colégio. A Satc tem registrado o que cada aluno já levou no ano passado e não foi utilizado para que o pai não precise comprar duas vezes.

Retorno com segurança

O retorno das aulas é realizado com base nas determinações do Plano de Contingência, que foi aprovado junto aos órgãos de segurança e vigilância sanitária. O Colégio já está preparado para receber alunos desde julho do ano passado.

Dentro do plano de contingência, foi definida toda uma organização para não ter aglomeração na entrada e saída dos alunos, escalonamento do atendimento das cantinas nos horários de intervalos, além da implantação de tapetes higienizadores, medição de temperatura e uso obrigatório de máscaras, inclusive para crianças a partir dos 4 anos de idade.

O acesso ao Colégio continua sendo feito pelas duas entradas principais. Neste ano, para evitar aglomerações, a entrada dos pais, que costumam acompanhar os filhos até as salas de aula, está proibida, conforme determina o Decreto Estadual nº 1003, de dezembro de 2020.

Texto: Filipe Gabriel 

Leia mais sobre: