InternetData CenterAssinante

Nova edição do Imposto de Renda na Praça acontece neste sábado em Criciúma

Contribuintes podem doar parte do IRPF para fundos de caridade
Nova edição do Imposto de Renda na Praça acontece neste sábado em Criciúma
Foto: Arquivo/Decom
Por Redação Engeplus Em 05/04/2024 às 17:18

Os contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para apoiar projetos sociais do município de Criciúma. Com o objetivo de informar e tirar as dúvidas da população sobre como destinar os valores para o Fundo Municipal do Idoso (FMI) e para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) de Criciúma, a Administração Municipal realizará a 15° edição do Imposto de Renda na Praça, neste sábado, dia 6. A campanha acontecerá das 9 às 13 horas, na Praça Nereu Ramos, no Centro.

A ação faz parte da Semana do Imposto de Renda 2024, aberta na última segunda-feira, dia 1°, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. A iniciativa é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) de Criciúma, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Sindicato dos Contabilistas (Sindicont) de Criciúma, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina (Sescon Sul), Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e Sicredi.

Segundo o presidente do CMDCA de Criciúma, Vladmir Teixeira, o cidadão pode destinar 3% do valor do próprio IRPF para cada fundo municipal. “A destinação de parte do imposto para projetos sociais é a forma mais rápida e benéfica que os criciumenses têm de exercer o direito de cidadão. Esses valores são muito importantes e fazem uma grande diferença na vida de crianças e adolescentes beneficiados por projetos sociais do município”, explicou.

De acordo com o presidente do CMDPI de Criciúma, Edson dos Santos Silva, o objetivo das ações da Semana do Imposto de Renda é estimular e informar os cidadãos para que destinem parte dos valores para projetos sociais do município. “Muitas pessoas não sabem que é possível doar parte do seu imposto de renda para os fundos municipais. Muitos pensam que é descontado um valor a mais mas, em tese, é uma doação sem custo, pois descontará do próprio imposto de renda devido”, comentou.

Imposto de Renda no Paço

Na última quinta-feira, dia 4, os servidores da Prefeitura de Criciúma tiveram a oportunidade de obter mais informações sobre o IRPF. A ação aconteceu das 13h30 às 17h, no hall do Paço Municipal Marcos Rovaris, e foi voltada para os servidores.

Colaboração: Eduarda Salazar/Decom