Que Barbada comemora um ano de startup e 1º Lugar no Prêmio Inova Criciúma
Com proposta de facilitar o happy hour, empreendedores comemoram um ano e muitas vitórias
Foto: Divulgação
Abandonar a carreira de engenheiro em uma multinacional e mergulhar de cabeça em um projeto do zero não é para qualquer um. Foi o que fez a dupla Cristian Macan e Gabriel Moresco, há exatamente um ano, na cidade de Jaraguá do Sul, quando tiveram a ideia de fundar o Que Barbada, um aplicativo que promete facilitar o happy hour. Em doze meses, a empresa já contabiliza inúmeros resultados e, recentemente, ganhou o primeiro lugar no Prêmio Inova Criciúma, programa criado pela Prefeitura Municipal para alavancar projetos inovadores.
“Este prêmio é a resposta de que estamos no caminho certo. Criciúma foi a segunda cidade a implantarmos nosso aplicativo e fomos muito bem recebidos aqui. Vamos levar do programa Inova Criciúma não apenas o prêmio, mas a experiência. Tivemos muitas conexões e trocas que também vão enriquecer nossa jornada empreendedora”, comenta Macan.
Em sua terceira edição, o Inova Criciúma é um programa de fomento organizado pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Administração Municipal, que selecionou 10 startups e as premiou com um aporte de R$ 25 mil para alavancar seus negócios. “A lei da Inovação e todos os programas implantados a partir de 2019 tem como objetivo criar essa cultura do empreendedorismo inovador, incentivando os empreendedores a tirarem suas ideias do papel”, ressalta o diretor da pasta, Aldinei Potelecki.
Para alcançar o primeiro lugar a jornada não foi tão fácil. Foram 45 startups inscritas no edital Inova 2023, 32 passaram para a segunda etapa, onde foram selecionadas as 19 que obtiveram acima de 70 pontos. Ao final foram classificados os 10 projetos com as pontuações mais altas. “Criciúma tem muitos jovens empreendendo e isso é muito bacana. Para alcançar este resultado, nós precisamos nos dedicar, preencher vários dados, apresentar a empresa por meio de texto e, após sermos selecionados, fizemos uma apresentação e fomos contemplados com o primeiro lugar em uma pontuação 94 de 100”, comemora Gabriel.
A dupla já levou para casa desde a fundação da empresa, o prêmio de Melhor Pitch no Programa Nascer da Fapesc, além da participação no Wow Day, onde passaram por um funil de mais de 250 empresas e ficaram entre 12 startups selecionadas e puderam apresentar a solução para 60 investidores. Recentemente também foram aprovados no programa InovaAtiva, a maior aceleradora de Startups da América Latina.
Um ano de startup
O Que Barbada nasceu oficialmente no dia 13 de abril de 2022 e de lá pra cá já contabiliza mais de dez mil usuários e 160 estabelecimentos cadastrados em quatro cidades, Jaraguá do Sul, Criciúma, Joinville e Lajeado, no Rio Grande do Sul, sendo as duas últimas com pouco mais de um mês de atuação. No ano passado, o aplicativo esteve entre os 40 apps de gastronomia mais baixados da apple store no Brasil.
O aplicativo é uma ferramenta que reúne estabelecimentos de gastronomia, lazer e entretenimento e conta com diversos filtros para que o usuário possa personalizar o seu momento de lazer. Opções como, cardápios, estacionamento, brinde de aniversário, chopp em dobro, música ao vivo ou área kids são diferenciais que fazem o aplicativo ser único e muito útil para quem utiliza. O App Que Barbada pode ser baixado neste link.
Confira mais de Economia
12 de outubro