InternetData CenterAssinante

Renda extra online: mantenha-se longe do vermelho

Confira algumas dicas de como ter uma renda extra no fim do mês
Renda extra online: mantenha-se longe do vermelho
Por Redação Engeplus Em 11/08/2020 às 13:15

A internet e as redes podem ser aliados importantes para aquela renda extra no fim do mês, que pode ajudar a salvar as contas do vermelho ou até mesmo ser investida ou guardada para a realização de um sonho mais adiante. Atualmente, com a situação toda de isolamento social que estamos vivenciado por conta da pandemia do coronavírus, procurar ideias para ganhar dinheiro online é uma medida ainda melhor e mais necessária.

Neste ínterim, algumas ideias para que você consiga esta tão sonhada renda extra – ou renda passiva, uma vez que fora de sua ocupação tradicional – são fazer um blog, oferecer algum curso virtual, estar disponível para posts patrocinados no Instagram ou abrir uma loja de impressão sob demanda. Estas e outras ideias você encontra a seguir:

Marketing de afiliados

Uma boa ideia é investir seu tempo fazendo pequenas indicações de grandes marcas do varejo online, recebendo assim percentuais da compra da pessoa a quem indicou. Sites conhecidos como a Amazon e a Magazine Luiza possuem programas deste tipo, e você somente deve ter alguma página com certa visibilidade e capacidade de captação de “clientes” para que seja aceito como colaborador.

Venda de itens próprios que não são mais utilizados

Caso você tenha itens que não utiliza mais, seja porque enjoou dos mesmos ou por qualquer outro motivo, pode tentar vendê-los online. De videogames a eletrônicos em geral, roupas, móveis, tudo pode ser anunciado e negociado em sites como o Enjoei ou o Mercado Livre, que são hospedeiros de pequenos negociantes. Para quem vende, vale ficar atento às políticas dos sites e, principalmente, ser honesto ao descrever o seu produto, seja em questão do estado em que uma roupa se encontra, por exemplo, até a informação mais pedida neste tipo de negociação: se o produto é novo ou usado.

Alugue uma peça não usada de sua casa como quarto no Airbnb

Logicamente que o momento atual não é o melhor pra isto, mas vale a pena pensar, em um futuro pós-pandemia, na possibilidade de alugar algum quartinho vago em sua casa, como forma de gerar renda extra. É uma medida um pouco mais drástica, uma vez que uma pessoa “estranha” em sua casa irá comprometer sua privacidade, mas os alugueis podem ser só para turistas, ou em situações em que há uma peça mais afastada dos locais comuns da residência, ou, por fim, em caso de extrema necessidade de renda, devendo ser uma saída a ser considerada.

Invista no mercado de ações 

É importante, antes de tudo, ressaltar a necessidade de estudar à fundo o mercado de ações e todos os fundos de investimento disponíveis (e são muitos!) e como eles operam antes de aventurar-se por esse mundo. Isso porque é tentador fazer cálculos rápidos e vislumbrar o quanto o seu dinheiro pode ser multiplicado à longo prazo utilizando-se da “mágica” dos juros compostos. Porém, dinheiro fácil não existe, e sempre há a possibilidade de você vir a perder (quase) tudo do que investiu, então a principal dica é: não invista em ações um dinheiro que você precisará em um futuro próximo.

Ministre um curso virtual

Com o isolamento social, muitas pessoas que encontram-se trabalhando de casa (o popular home office), por terem mais tempo para si, uma vez que não precisam gastar horas do seu dia no deslocamento rumo ao seu local de trabalho, estão procurando investir em especializações ou aprender novas habilidades. Uma ideia, então, é utilizar alguma especialidade sua para ministrar um curso, e oferecer online a quem se interessar. Seja um curso de escrita, de informática, de pintura, ou do que for, o importante é a troca de conhecimentos com pessoas e a renda que isso pode gerar para você, ao mesmo tempo em que aprende ainda mais ensinando.

Compra de imóveis

Da mesma forma que para o mercado de ações, este tipo de investimento deve ser considerado por quem possui dinheiro guardado, e não necessitará dele tão logo. Investir em um imóvel em uma cidade universitária, por exemplo, que seja fácil de alugar, é uma boa ideia, na medida em que você ainda poderá vendê-lo mais adiante, quando não mais quiser tomar conta de inquilinos e todas as questões que envolvem alugar uma casa ou apartamento.

Produção de conteúdo online

Diversas plataformas de produção de conteúdo online, como o Textbroker, aceitam autores que escrevam textos sob encomenda. Os sites em questão funcionam como intermediadores entre os escritores e os clientes, que, desta forma, tem mais segurança de estarem recebendo o conteúdo que pediram no tempo em que necessitam.

O importante é ser proativo

Não importa o meio que você encontrar para gerar a sua renda extra: o importante é ser criativo e proativo, uma vez que oportunidades existem aos montes no mundo digital em que estamos inseridos.