InternetData CenterAssinante

Festival de hip hop agitará Criciúma entre os dias 24 e 27 de março

Evento será promovido pela Associação Dança Criciúma em diferentes espaços culturais
Festival de hip hop agitará Criciúma entre os dias 24 e 27 de março
Foto: Jean Eduardo/ Jiba
Por Redação Engeplus Em 14/03/2022 às 16:15

A retomada gradual dos eventos presenciais que acompanha a queda significativa nos casos de contaminação pelo coronavírus chega também à área cultural. Como importante evento de reencontro entre os apaixonados pelas artes, música e dança, Criciúma receberá, de 24 a 27 de março, o 9º Festival Criciumense de Hip Hop. O evento é promovido pela Associação Dança Criciúma (ASDC) e tem entrada gratuita e livre para todos os públicos. As ações serão realizadas na Casa do Hip Hop de Criciúma, no Centro de Treinamento UDR Crew, na sede da ASDC e escolas públicas do município.

Um dos objetivos no empenho de esforços para a realização do evento, conforme o produtor cultural do Festival, Maxwell Sandeer Flor, é discutir novas ideias e reflexões a partir de bate-papo sobre a cultura hip hop. “Essa conversa descontraída será realizada de forma híbrida, sendo transmitida ao vivo por meio de live no Instagram da Associação Dança Criciúma. Desta forma reuniremos pessoas de qualquer lugar da região e do país interessadas na cultura Hip Hop”, comenta.

De acordo com Frank dos Passos, proponente do projeto “Hip Hop uma Transformação Social”, ação ligada ao festival, um chamamento público foi lançado para que as escolas públicas do município se inscrevessem para receber atividades. “Temos oficinas culturais na linguagem do hip hop para as quais tivemos mais de 20 escolas inscritas. Teremos que ampliar o projeto, pois a demanda ainda é muito grande”, comemora.

Fortalecimento da cultura

"A Construção de Repertório Artístico e Ferramenta de Registro Cultural" estará também entre os temas abordados entre a programação de quatro dias de festival. O responsável pela palestra sobre o assunto será o proponente do Projeto Arte, Breaking e Identidade, André Tavares. Conforme o artista, esta é uma demanda importante da região. “Muitos artistas realizam seus trabalhos, mas poucos tem o cuidado de registrar suas produções”, finaliza.

Batalha de Breaking com inscrições abertas

Entre os grandes destaques da programação (confira calendário complexo ao final do texto) está a Batalha de Breaking programada para o dia 26 de março a partir das 19 horas no Centro de Treinamento UDR Crew.

Conforme o produtor cultural do festival, Maxwell Sandeer Flor, serão selecionados oito participantes para a batalha. A escolha será realizada por meio do digital. “Os interessados deverão seguir o Instagram do FCHH Festival Criciumense Hip Hop, postar vídeo com sua entrada de até sessenta segundos no feed, marcar a Associação Dança Criciúma e Festival Criciumense Hip Hop e ainda marcar os três jurados da Batalha 1 x 1 nos perfis @oseasqfc, @rogerioribeiro_atitude e @b.boy_julinho_rc”, explica detalhadamente.

O prazo para postagem do vídeo é até 13 de março de 2022, sendo que não haverá taxa de inscrição para os participantes interessados nesta seleção digital. Os escolhidos serão conhecidos no dia 15 de março de 2022 por meio das páginas oficiais do Festival Criciumense Hip Hop e da Associação Dança Criciúma no Instagram.

Os projetos foram selecionados pelo Edital Aldir Blanc 2021 - executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Confira a programação completa:

24 de março de 2022 (Quinta)

 

10h - Graffiti: Ação Hip Hop.

Local: Sala de Dança da Casa do Hip Hop de Criciúma (Bairro Paraíso);

 

16h - Oficina de Hip Hop Dance.

Local: Sede da ASDC – Associação Dança Criciúma (Vila Zuleima);

- Palestra “Hip Hop uma Transformação Social” em Escolas Públicas estabelecidas pela Comissão Organizadora.

 

25 de março de 2022 (Sexta)

 

20h - Palestra transmitida por meio de LIVE, pelo Instagram da ASDC - Associação Dança Criciúma @asdc.criciuma, com o tema "Processo e Produção Cultural na Linguagem da Dança";

- Palestra “Hip Hop uma Transformação Social” em Escolas Públicas estabelecidas pela Comissão Organizadora.

 

26 de março de 2022 (Sábado)

14h - Perfo-palestra “Arte, Breaking e Identidade” com Bate Papo sobre “Construção de Repertório Artístico e Ferramenta de Registro Cultural”.

Local: Sede da ASDC – Associação Dança Criciúma, com transmissão (LIVE), pelo Instagram da ASDC @asdc.criciuma;

 

15h - Duplo Balanço – Batalha de Breaking 2 x 2 (Formato Duplas).

Local: Sede da ASDC – Associação Dança Criciúma (Bairro Vila Zuleima);

 

16h - Palestra “SOS Dance: Breaking, Memória e Identidade”.  

Local: Sede da ASDC – Associação Dança Criciúma (Bairro Vila Zuleima);

 

17h - Finais das Batalhas de Breaking 2 x 2, Performance dos Jurados e DJs do Duplo Balanço. Local: Sede da ASDC – Associação Dança Criciúma (Bairro Vila Zuleima);

 

19h - JAM UDR Crew – Encontro de Artistas Urbanos, e Batalha 1 x 1(Formato Individual). Local: Centro de Treinamento UDR Crew (Bairro Imperatriz).

 

27 de março de 2022 (Domingo)

 

10h - Oficina de Breaking.

Local: Centro de Treinamento UDR Crew;

 

11h - Oficina de Hip Hop Dance.

Local: Centro de Treinamento UDR Crew;

 

14h – JAM de MCs (Pockt Show de MCs e Batalha de Rima).

Local: Casa do Hip Hop de Criciúma.