InternetData CenterAssinante

Cinema itinerante leva sessões gratuitas a cidades catarinenses; Criciúma e Tubarão estão na agenda

Projeto é apoiado pela SCGÁS
Cinema itinerante leva sessões gratuitas a cidades catarinenses; Criciúma e Tubarão estão na agenda
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 11/04/2022 às 12:30

A partir da segunda semana de abril, o cinema itinerante Cinemóvel Solar exibe gratuitamente filmes em Itapema, São José, Tubarão, Criciúma e Pomerode, cidades atendidas pelo gás natural. Serão 15 sessões noturnas, entre os dias 18 de abril e 5 de maio desse ano. A ação é amparada pela Lei Rouanet e conta com o apoio cultural da SCGÁS. O projeto estará presente em Criciúma entre os dias 29 de abril e 1° de maio. Já em em Tubarão entre os dias 26 e 28 de abril. Todas as sessões acontecem às 19 horas.

O objetivo principal do projeto é a democratização ao acesso à cultura. A iniciativa visa o estímulo e contato à Sétima Arte por parte do público que muitas vezes não têm acesso facilitado a atrações como cinema ou teatro. Por isso, na maior parte das vezes o itinerário do projeto inclui cidades onde não há cinemas - ou onde a oferta é reduzida. “Optamos por estacionar o projeto em locais de fácil acesso ao público”, ressalta Jefferson Bevilacqua, produtor da Magma Cultura, empresa que organiza o projeto.

Além do incentivo cultural, o projeto promove a sustentabilidade porque o veículo do cinema é equipado com placas de captação de energia solar. “O Cinemóvel Solar se diferencia por utilizar um sistema de projeção totalmente abastecido por energia produzida em placas fotovoltaicas”, explica Bevilacqua. 

A energia é captada na estrutura instalada sobre a carroceria da sala de cinema itinerante e armazenada em baterias especiais após passar por um conversor. A autonomia do equipamento é de até três dias. 

Na plateia, há desde crianças até avôs e avós. Por conta da diversidade de público, as programações são pensadas para incluir opções que agradem diferentes perfis e ofereçam alternativas de lazer de qualidade. Quatro filmes estarão em cartaz: O Rei Leão, Wall-E, Aladdin e Tom & Jerry – O filme.

O Cinemóvel Solar é um projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizado pelo Ministério do Turismo e pela Magma Cultura. Além disso, é apoiado pela Companhia de Gás de Santa Catarina, SCGÁS. Ainda segundo Bevilacqua, a parceria com a SCGÁS é fundamental para a viabilização do projeto.  Além do Cinemóvel Solar, a chamada pública via leis de incentivo fiscal promovida pela distribuidora em 2021 contemplou nove projetos no território catarinense, com investimento de R$ 1,1 milhão.

O coordenador do comitê de projetos socioambientais da SCGÁS, Leonardo Mosimann Estrella, explica que, em 2022, a empresa optou por segmentar a atuação de projetos em localidades que incluem comunidades que vivem próximas aos equipamentos de operação de gás natural. Os projetos apoiados também são voltados nas cidades onde o atendimento ao segmento residencial está em desenvolvimento.

“Por meio do apoio a projetos sociais, pretendemos levar a marca da SCGÁS para municípios em que a sociedade poderá conhecer o papel de desenvolvimento promovido pelo modelo de concessão que operamos. Ao mesmo tempo, levando entretenimento e cultura em espaços que carecem desse tipo de serviço. Esta atividade respeita um dos objetivos núcleo da nossa marca social”, finaliza Estrella.