InternetData CenterAssinante

Petrópolis: a tragédia brasileira contada no exterior

Imprensa internacional destaca a destruição que levou centenas de vidas
Petrópolis: a tragédia brasileira contada no exterior
Foto: Reprodução Site AFP
Por André Abreu Em 19/02/2022 às 15:11

Durante a semana a grande mídia cobriu sem parar a escalada de tensão entre a Rússia e a Ucrânia ocupou a capa dos jornais no mundo. Na cobertura internacional dos sites, a tragédia brasileira foi contada e recontada durante a semana por vários meios de comunicação pelo mundo. Abaixo os destaques repercutidos na Europa e nos Estados Unidos:

BBC, de Londres

"Mais de 100 pessoas morreram em deslizamentos de terra e enchentes na cidade brasileira de Petrópolis, segundo as autoridades.

A cidade, que fica localizada nas montanhas ao norte do Rio de Janeiro, foi atingida por chuvas torrenciais.

Casas em bairros de encostas foram destruídas e carros varridos enquanto as águas das inundações corriam pelas ruas da cidade."

MSN, portal em inglês

"Pelo menos 110 pessoas morreram na cidade montanhosa brasileira de Petrópolis, indagadas autoridades locais na quinta-feira, depois que fortes chuvas provocaram deslizamentos de terra que varreram ruas, varreram carros e enterraram casas.

Outras 134 pessoas estão desaparecidas, segundo a Defesa Civil do Rio, e as fortes chuvas que forçaram a evacuação de outro bairro da cidade na quinta-feira podem fazer com que esse número aumente."

CNN International

O site da emissora internacional traz uma série de fotos mostrando a força da água e a destruição após as fortes chuvas:Photos: Deadly landslides in Brazilian mountain city (cnn.com).

O texto diz: "Fortes chuvas em Petrópolis, no Brasil, provocaram deslizamentos de terra que deixaram centenas de mortos ou desaparecidos na terça-feira, 15 de fevereiro, segundo autoridades locais.

As chuvas que atingiram a cidade montanhosa somente na tarde de terça-feira foram mais do que a média histórica para todo o mês de fevereiro, segundo a Defesa Civil do Rio."

Daily Mail, de Londres

O site disponibiliza uma série de imagens do que chama de "dilúvio" e destaca mais de 25 centímetros de chuva em apenas 3 horas.

At least 44 are killed in Brazil as floods and landslides sweep through Rio de Janeiro tourist spot | Daily Mail Online

Público, de Portugal

O site traz matéria da Folha de São Paulo que declara: "Não temos como nos precaver de tudo”, diz Bolsonaro em Petrópolis

Presidente diz que população tem razão ao criticar falta de prevenção, mas aponta limitação do orçamento."

O site vem cobrindo a tragédia fazendo a ligação histórica com a família real portuguesa.

Washington Post, capital dos EUA

A matéria cita o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que compara a situação a uma guerra. "Foi a maior chuva desde 1932", diz o governador no diário dos EUA.  O site traz imagens das equipes de resgate trabalhando em meio aos destroços

New York Times

A foto mostra os bombeiros trabalhando no resgate. A matéria (Reprodução abaixo) diz que um acidente similar aconteceu em 2011 na mesma área resultando na morte de mais de 900 pessoas. O site também traz vídeo.

As grandes agências internacionais, Associated Press e Reuters, entre outras, repercutiram as imagens por outros veículos de comunicação em várias capitais mundo afora.