InternetData CenterAssinante

Guerra na Ucrânia pode durar anos

Enquanto Rússia ataca, Ucrânia aumenta sua capacidade militar com ajuda dos EUA e Europa
Guerra na Ucrânia pode durar anos
Foto: dpa
Por André Abreu Em 03/05/2022 às 06:59

Há uma "possibilidade absoluta" de que a guerra Rússia-Ucrânia continue por meses ou anos, disse o secretário-geral da OTAN na semana passada.

Falando na Cúpula da Juventude da OTAN, Jens Stoltenberg explicou que os aliados da OTAN estão se preparando para fornecer apoio à Ucrânia "por um longo período de tempo" porque "há a possibilidade de que esta guerra se arraste por meses e anos".

Ele ressaltou que, além de fornecer apoio militar, os países da OTAN continuarão a colocar pressão diplomática e econômica sobre a Rússia e seu líder, o presidente Vladimir Putin, porque é ele "quem começou a guerra e pode acabar com a guerra amanhã".

Reafirmando suas observações anteriores, Stoltenberg disse que os aliados da OTAN recebem a Finlândia e a Suécia "de braços abertos" se decidirem se juntar à aliança militar.

Para a professora de Relações Internacionais da ESPM, de Porto Alegre, Eveline Brígido essa guerra começou em 2014 com a anexação da Crimeia pela Rússia. Para ela não há perspectiva de cessar fogo. Ainda que Zelenskyy abra mão de alguns pontos os dois líderes não chegam a um acordo, pois a disputa pelo leste da Ucrânia continua fortte. O apoio da OTAN vem aumentando em rrelação à Ucrânia: o que a princípio era armamento para defesa agora passa a ser armamento pesado para ataque aos russos.