InternetData CenterAssinante

Equador anunciou ter retirado a cidadania de Julian Assange.

O fundador do site Wikileaks encontra-se detido numa prisão britânica desde abril de 2019.
Equador anunciou ter retirado a cidadania de Julian Assange.
Foto: Reprodução Euronews TV
Por André Abreu Em 31/07/2021 às 11:15

Detido numa prisão britânica desde abril de 2019, o fundador do site Wikileaks corre o risco agora de perder a cidadania do Equador.

A equipa dos advogados de defesa de Julian Assange já anunciou que vai recorrer da decisão, mas as autoridades equatorianas apontam várias inconsistências no processo de aquisição de cidadania.

"Existia uma série de irregularidades nos documentos gerados à margem dos procedimentos habituais sem a participação direta das áreas competentes do ministério dos negócios estrangeiros", afirma Carlos Alberto Velastegui, vice ministro da Mobilidade Humana do Equador.

O advogado de defesa de Julian Assange aponta igualmente falhas no processo jurídico.

"Insistimos que não foi dado o direito de defesa ao senhor Assange. Ele foi convocado judicialmente, entendendo que se encontra numa prisão britânica. Não se trata de uma situação em que ele poderia exercer o direito de defesa em liberdade", afirma Carlos Poveda, advogado de Assange.

Foi em 2018 que Julian Assange recebeu a cidadania equatoriana numa tentativa falha de adquirir status diplomático a fim de sair da embaixada do Equador em Londres onde permaneceu durante sete anos.

Assange enfrenta pelo menos 17 acusações de espionagem nos Estados Unidos pela publicação de milhares de documentos militares e diplomáticos.

O atual presidente do Equador, Guilherme Lasso, considerado de centro-direita, assumiu o poder no final de maio passado. Durante o mandato de seu antecessor, Rafael Correa, de esquerda, manteve Assange refugiado na embaixada de seu país até abril de 2019. Ele ficou sete anos refugiado na embaixada do Equador em  Londres até ser entregue às autoridades britânicas.

Foto: Imagens de Assange junto a seus advogados quando ainda estava ativo no WikiLeaks.