InternetData CenterAssinante

Marinha do Brasil: militares do Sul de SC auxiliam no resgate às vítimas das enchentes no RS

Neste sábado, aeronaves da MBresgataram 28 pessoas em solo gaúcho
Marinha do Brasil: militares do Sul de SC auxiliam no resgate às vítimas das enchentes no RS
Foto: Divulgação/Marinha
Por Amanda Garcia Ludwig Em 04/05/2024 às 23:43

A Marinha do Brasil informou neste sábado, dia 4, por meio do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), que está encaminhando mais equipes de militares, viaturas, embarcações e aeronaves para o Rio Grande do Sul para auxílio devido às fortes chuvas dos últimos dias, que ocasionaram enchentes pelo Estado.  Até o momento, 28 pessoas e três animais domésticos foram resgatadas pelas aeronaves da MB.

Foram deslocadas equipes da Capitania dos Portos de Santa Catarina, da Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna, da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí e da Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul para atuação no RS. Além disso, dois pelotões do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande estão em deslocamento para Porto Alegre para atuação na região metropolitana do Estado e na região do Vale do Taquari. A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul também enviou militares para a capital gaúcha com viatura e embarcação de casco semi-rígido. 

As aeronaves atuam, preferencialmente, nos locais onde o acesso está impossibilitado por meios de viatura ou embarcação. Além disso, a aeronave UH-15 do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsdqHU-2) transportou 1.200L de querosene de aviação para abastecer aeronaves que atuam nas ações de Busca e Resgate no RS. O combustível será utilizado por quatro aeronaves de pequeno porte, sendo três civis e uma do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que estão operando na região de Bento Gonçalves. 

Desde o dia 30 de abril a Marinha enviou viaturas, embarcações e militares para prestar o apoio necessário à população, em conjunto com as autoridades locais. Além disso, a MB informou que pretende, nos próximos dias, deslocar um Navio Patrulha para a região de Porto Alegre a fim de reabastecer as equipes com combustível para resgate e envio de gêneros e donativos para a população afetada.