InternetData CenterAssinante

Defesa Civil emite alerta para chuva volumosa no Sul de SC

O risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos
Defesa Civil emite alerta para chuva volumosa no Sul de SC
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus/Arquivo
Por Rafaela Custódio Em 11/04/2024 às 10:49

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um comunicado que a partir desta quinta-feira, dia 11, a circulação marítima causada pela combinação de um sistema de alta pressão no oceano e instabilidades atmosféricas provocam chuvas persistentes e volumosas no litoral catarinense. 

Nas áreas em laranja do mapa (veja abaixo a imagem), são esperados de 200 a 300 milímetros até o domingo, dia 14, com pontuais que podem superar os 350 milímetros e sendo a sexta-feira e o sábado os dias mais críticos. Nas áreas em amarelo, os volumes devem ficar entre 70 e 150 milímetros até o domingo, dia 14, pontualmente podendo chegar aos 200 milímetros. 

O risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas nas áreas em laranja do mapa, moderado nas área em amarelo e baixo nas áreas em verde.

A previsão é de que o tempo siga chuvoso pelo menos até a próxima terça-feira, dia 16, quando uma frente fria avança pelo Sul do Brasil provocando chuva em todas as regiões catarinenses.  

Recomendações

Segundo a Defesa Civil, a população deve evitar o contato com as águas e não dirigir em locais alagados. “Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. Tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. Fique atento a inclinação de postes e árvores e movimentos de terra e rochas próximos a sua residência. Lembre-se de permanecer atento aos avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil”, diz a nota.

Leia mais sobre: