InternetData CenterAssinante

Cidades do Sul registram maiores acumulados de chuva em Santa Catarina

Em Praia Grande e Imaruí, volumes superaram os 100 milímetros de precipitação
Cidades do Sul registram maiores acumulados de chuva em Santa Catarina
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus/Ilustrativa
Por Thiago Hockmüller Em 12/04/2024 às 16:29

A chuva persistente superou os 100 milímetros (mm) nas últimas 24 horas em dois municípios do Sul do estado, a região com maior volume de precipitação conforme apontado pela Defesa Civil. Praia Grande, no Extremo Sul, atingiu 128,6 mm, 55,8 mm somente nas últimas 12 horas. Já Imaruí, cidade da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), chegou a 111,6 mm, 65,4 mm nas últimas 12 horas.

De acordo com a Defesa Civil, a chuva persistente deve prosseguir ao longo desta sexta-feira, dia 12, e também no final de semana. “A circulação marítima e instabilidades na atmosfera são as responsáveis pela manutenção da chuva. Os períodos mais intensos devem ocorrer entre o final da tarde de sexta-feira e a manhã de sábado, dia 13, e entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, dia 14”, diz o órgão. 

Jacinto Machado (94,8 mm), Sombrio (90,2 mm), Araranguá (75,6 mm) e Tubarão (57,4 mm) estão entre as cidades com maior volume de precipitação. Em Criciúma foram registrados 46,2 mm nas últimas 24 horas, enquanto em Orleans registrou 49,2 mm. “Esses volumes de chuva trazem risco alto para ocorrência de alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nestas áreas o risco também é alto para enxurradas, ao longo do próximo final de semana, principalmente em áreas de cabeceira, onde o relevo favorece esse tipo de ocorrência”, informa a Defesa Civil.

A previsão indica tempo chuvoso até terça-feira, dia 16. Neste dia, o avanço de uma frente fria pelo Sul do país pode provocar temporais isolados em todas as regiões do estado. A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. “Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros. Ao observar estalos em regiões de encosta, trincas em paredes e no solo e inclinação de postes e muros, procure um local seguro”, recomenda

Confira abaixo os maiores acumulados de chuva em Santa Catarina nas últimas 24 horas: