InternetData CenterAssinante

Acumulado de chuva pode ultrapassar os 350 milímetros em Praia Grande

Preocupação da Defesa Civil está voltada para risco de deslizamentos e focos de dengue
Acumulado de chuva pode ultrapassar os 350 milímetros em Praia Grande
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom
Por Thiago Hockmüller Em 16/04/2024 às 16:05

O acumulado de chuva nos últimos cinco dias chegou aos 256.2 milímetros (mm) em Praia Grande, no Extremo Sul. O índice está entre os maiores do estado e pode aumentar, já que a previsão da Defesa Civil indica um volume de chuva perto dos 100 mm nos próximos dois dias.

O coordenador regional da Defesa Civil na Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Higor de Oliveira Pereira, explica que não há risco de inundação no município, porém, alerta para a possibilidade de deslizamentos. Graças a Deus as obras preventivas na cidade foram positivas. O pessoal vem trabalhando na parte de desassoreamento do rio, e isso foi suficiente para reduzir o impacto. São mais dois dias de chuva na região e o grande risco são deslizamentos devido ao terreno estar encharcado”, explica.

Pereira argumenta que o impacto maior na cidade é quando fortes chuvas também atingem a região serrana do Rio Grande do Sul ou o Costão da Serra. Apesar disso, existe a preocupação com alagamentos graduais em outras áreas do Extremo Sul, como na região da Barranca, em Araranguá, que fica próximo ao rio Araranguá, e em São João do Sul, onde passa o rio Mampituba.

Preocupação com a dengue

Diante da grande quantidade de chuva, a Defesa Civil vai intensificar ações de combate à dengue, ressaltando a necessidade de eliminação de locais com água parada. “Essa é a grande preocupação. Assim que parar a chuva, fica água acumulada e vamos fazer ações de conscientização”, afirma o coordenador da Defesa Civil.

Abaixo, confira os maiores acumulados de precipitação em cidades catarinenses: