InternetData CenterAssinante

SC não terá chuva tão forte quanto RS, mas Defesa Civil pede atenção: 'acumulado entre 200 e 300mm'

Rio Grande do Sul decretou calamidade pública nessa quarta-feira
SC não terá chuva tão forte quanto RS, mas Defesa Civil pede atenção: 'acumulado entre 200 e 300mm'
Foto: Unsplash/Ilustrativa
Por Amanda Garcia Ludwig Em 02/05/2024 às 08:49

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul já deixaram mortos, desaparecidos e feridos nos últimos dias. O Sul de Santa Catarina já registra chuva intensa nas últimas horas, mas de acordo com a Defesa Civil, a situação ainda está sob controle na região. De acordo com o gerente regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, as chuvas se intensificaram durante a madrugada desta quinta-feira, dia 2, mas ainda não foram registradas situações complexas na região.

Silveira afirma que a estimativa do acumulado de chuva para a região esteja entre 200mm e 300mm. "O Extremo Sul catarinense é a área que poderá chegar em torno de 300mm de acúmulo. É lá que registramos, nesse momento, a situação mais crítica. Praia Grande é um exemplo", destaca.

Por isso, as equipes da Defesa Civil já atuam em alerta e também solicitam atenção especial da população. "Entre hoje, quinta-feira, e sábado pela manhã, teremos um momento crítico com essa chuva persistente que a frente fria estacionária está trazendo para nós. Não é uma situação como a do Rio Grande do Sul. Tem menor potencialidade de risco, mas é preciso atenção, porque problemas certamente serão registrados", explica o gerente. 

Segundo Silveira, o alerta serve principalmente para os moradores das áreas de risco próximas a rios e encostas de morros. "As áreas de mais atenção para as Defesas Civis municipais são as mais próximas do Rio Grande do Sul e também as cidades da região serrana, que vai desde Florianópolis até Praia Grande. Também temos áreas ribeirinhas onde podem ocorrer alagamento e inundação", conclui.