InternetData CenterAssinante

Volume de chuva registrado em Sombrio nas últimas 24 horas ultrapassa o previsto para o mês todo

Prefeitura está realizando ações nesta segunda e terça-feira
Volume de chuva registrado em Sombrio nas últimas 24 horas ultrapassa o previsto para o mês todo
Por Talita Grassi Em 21/02/2023 às 13:46

As chuvas intensas que atingiram os litorais de São Paulo, Paraná e Santa Catarina causaram tragédias em algumas cidades e deixaram municípios em alerta. Em Sombrio, desde que a Defesa Civil de Santa Catarina lançou avisos meteorológicos de chuva persistente, com riscos de alagamentos e enxurradas na região, a Prefeitura Municipal ficou em prontidão para atender a qualquer emergência. O volume de chuvas registrado na cidade chegou a 163 milímetros em 24 horas, o que corresponde a mais do que o esperado para todo o mês de fevereiro.

Por volta das 15 horas desta segunda-feira, dia 20, uma força-tarefa formada pela Defesa Civil, gabinete da prefeita e diversas secretarias foi instalada e começou a receber ligações de pessoas preocupadas com o alto volume de chuvas e as ações de contingência foram iniciadas em quatro bairros do município. Conforme a Prefeitura, as fortes chuvas causaram apenas danos menores em comércios e residências.

Uma retroescavadeira foi utilizada para a limpeza de valas e abertura de canais para o escoamento da água que se acumulou em pátios. A água chegou a entrar em duas residências, mas sem grandes estragos, aponta o Município. Um supermercado também teve seu estacionamento e parte interna invadidos pela água, mas a situação foi contornada. 

Segundo Jonas D’ávila, Secretário de Obras de Sombrio, o trabalho não para. “A gente vem trabalhando forte para evitar maiores transtornos para a população sombriense. As máquinas da prefeitura realizam a drenagem rotineiramente, estamos sempre atentos e trabalhando forte. Esta Força-tarefa, junto com todas as secretarias, vem trabalhando em uma parceria. É uma grande preocupação da prefeita que as pessoas sejam atendidas com rapidez", informou.

Em caso de necessidade, a Prefeitura está a postos para retirar as pessoas das casas e dar todo o apoio necessário. “Caso tenha muito volume de chuva, a prefeitura, juntamente com todas as secretarias, em especial a de Assistência Social, entram em ação. Temos uma grande parceria com as igrejas, tanto católicas quanto evangélicas no sentido de poderem abrigar pessoas que precisem sair de suas casas. Não foi o caso desta chuva, mas estamos sempre em alerta”, completa Jonas. A Secretaria de Obras fez também vistorias em cabeceiras de pontes e no momento, segue em regime de plantão, enquanto durarem as chuvas.

Leia mais sobre: