InternetData CenterAssinante

Região de Criciúma teve o maior acumulado de precipitação nas últimas 3 horas em Santa Catarina

Nova Veneza e Criciúma estão no topo da lista, com acumulado 49.8 e 36.4 milímetros
Região de Criciúma teve o maior acumulado de precipitação nas últimas 3 horas em Santa Catarina
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 06/12/2023 às 18:08

A região de Criciúma foi atingida por uma forte chuva na tarde desta quarta-feira, dia 6. Segundo monitoramento da Defesa Civil, cidades como Nova Veneza, Forquilhinha, Siderópolis, Içara, Morro da Fumaça e a própria Capital do Carvão registraram os maiores acumulados de precipitação nas últimas três horas. 

Em Nova Veneza choveu 49.8 milímetros (mm), o maior acumulado entre os municípios catarinenses. Já Criciúma é a segunda da lista, com 36.4 mm. A chuva na Capital do Carvão causou diversos pontos de alagamentos, sobretudo nas regiões do Centro, Grande Próspera e Pinheirinho, onde carros foram quase encobertos pela água na rua São Domingos - local constantemente afetado por inundações.


Acumulado de chuva nas últimas 3 horas em Santa Catarina. (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Na área Central de Criciúma, a rua Coronel Pedro Benedet também ficou alagada. Já na Próspera, a rua General Osvaldo Pinto da Veiga, principal acesso ao bairro, também teve pontos de alagamento. A chuva causou ainda queda de energia em mais de 16 mil unidades consumidoras durante a tarde, com destaque para o distrito de Rio Maina, que teve mais de 4 mil unidades sem luz, e o centro, que teve 2.271. As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) já atuam para restabelecer a energia e neste momento são pouco mais de 1.000 unidades afetadas. 

Conforme o monitoramento da Defesa Civil, choveu ainda 33.8 mm em Forquilhinha, 27 mm em Siderópolis, 25.2 em Morro da Fumaça e 21.8 em Içara. No Extremo Sul do estado, as cidades mais afetadas foram Araranguá (20 mm), Praia Grande (13.6 mm), Meleiro (9.8 mm), Balneário Gaivota (6.8 mm) e Sombrio (5.8 mm).

Confira a galeria de fotos e vídeos do impacto da chuva em áreas de Criciúma: