InternetData CenterAssinante

Defesa Civil analisa possibilidade de tornado ter atingido o Sul catarinense

Temporais atingiram a região e causaram estragos, em especial em Jaguaruna e Sangão
Defesa Civil analisa possibilidade de tornado ter atingido o Sul catarinense
Por Amanda Garcia Ludwig Em 13/01/2023 às 20:28

A Defesa Civil de Santa Catarina está analisando imagens e dados de estações meteorológicas, satélites e radares para confirmar a possibilidade de um tornado ter passado pelo Sul do estado na tarde desta sexta-feira, dia 13. O órgão emitiu uma nota explicando que foram registrados temporais em todas as regiões de Santa Catarina nas últimas horas, e uma intensa nuvem de tempestade atingiu o Litoral Sul - em especial os municípios de Jaguaruna e Sangão.

A nota destaca, também, que esse tipo de sistema pode ser caracterizado como uma supercélula. “Ela possui potencial para provocar chuva intensa, rajadas de vento, queda de granizo e, por vezes, tornado”, explica a Defesa Civil.

Durante a tempestade, foram registradas quedas de árvores e postes, alagamentos, empresas e residências destelhadas em bairros como Cristo Rei, Retiro e Centro em Jaguaruna, por exemplo. Os ventos chegaram a 70km/h, conforme dados de estações meteorológicas. “Além disso, há imagens que indicam a presença de uma nuvem funil, que quando toca o solo configura-se como tornado”, avalia a nota.