InternetData CenterAssinante

Defesa Civil alerta para risco de rajadas de vento de até 70 km/h na região Sul

Chuva e ventania serão causadas pela passagem de uma frente fria pelo estado
Defesa Civil alerta para risco de rajadas de vento de até 70 km/h na região Sul
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom
Por Thiago Hockmüller Em 28/04/2022 às 11:02

A Defesa Civil emitiu um alerta para o risco de ventania ao longo da tarde desta quinta-feira, dia 28, na região Sul do Estado. De acordo com o órgão, as rajadas devem variar entre 50 e 70 quilômetros por hora (km/h). A ventania será causada pela passagem de uma frente fria pelo estado catarinense.

Nas áreas do Planalto Sul à região Oeste do estado, o vento deve variar entre 40 e 60 km/h. "Ao longo da tarde, a passagem de uma frente fria que se aproximada de Santa Catarina pelas áreas da divisa com o RS (Rio Grande do Sul), provoca uma mudança de direção desse vento, que vira de Sul e passa a se tornar mais intenso do litoral Sul ao Norte, com rajadas de 50 a 70 km/h", diz o alerta.

Segundo orientações da Defesa Civil, durante ventanias, busque local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. Também é importante se proteger em local distante de janelas.

Conforme a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/SC), a temperatura nesta quinta-feira varia entre 16°C e 33°C. A previsão é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e a noite, com risco de trovoadas.